Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a.C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita. As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C,este quadro se alterou, por ocasião do surgimento da moeda.
Há informações que os primeiros rudimentos de Balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, Itália. Entre os séculos XIII e XVII a contabilidade se distinguiu como uma disciplina adulta, justamente pelo fato de que neste período as atividades mercantis, econômicas e culturais eram muito importantes, ou seja, a evolução dacontabilidade sempre esteve associada ao desenvolvimento da sociedade como um todo. Esse fato tem feito que mais recentemente venha sendo considerada como pertencente ao ramo da ciência social. A intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolas de contabilidade, notadamente na Itália. Conforme o homem enriquecia, crescia a necessidade de controle epreservação dos bens, e assim, deu início a história da contabilidade. Seus períodos evolutivos podem ser classificados como:
a) Intuitivo Primitivo: foi vivido nos períodos líticos, da pré-história da humanidade, caracterizando-se pelas manifestações rudimentares de arte e pré- escrita, dedicado à simples memória rudimentar da riqueza.
b) Racional-Mnemônico: de disciplina dosregistros, com o estabelecimento de métodos de organização da informação, ocorrido na antiguidade; iniciou-se cerca de 4.000 anos a.C.
c) Lógico Racional: preocupou-se com a evidência de causa e efeito dos fenômenos organizados em sistema primários; deu origem à Partida Dobrada, desenvolvido na Idade Média da Humanidade, iniciou-se, segundo provas, a partir da segunda metade do século XI.d) Literatura: em que a evolução defluiu da produção de matéria escrita de difusão do conhecimento, com a preocupação de ensinar por meio de livros escritos por autores preocupados com a forma de “como realizar os registros e demonstrações”; tal período ensaia-se a partir do século XI, tendo como berço o mundo islâmico; acelerou-se, no Ocidente, e assim de definiu, a partir do século XV.
e)Pré-Científico: em que a intensa busca de raciocínios, definições e conceitos em matéria não só de registros, mas, especialmente, de fatos ou ocorrências com a riqueza ensejou a disciplina das contas. Nessa fase, ocorre a formação das primeiras teorias empíricas, abrindo caminho para a lógica do conhecimento contábil que transcendeu a simples informação; tal período começa a viver-se a partir dosfins do século XVI, prolongando-se, sempre, em etapas evolutivas, até o início do século XIX.
f) Científico: nele apareceram as primeiras obras científicas e estabeleceram-se as bases das escolas do pensamento contábil; é a época em que se passou a estudar a essência dos fenômenos patrimoniais, de suas relações, ou seja, o que significavam os fatos informados e relativos ao patrimônio,tendo sido vivido a partir das primeiras décadas do século XIX; tal período constitui-se naquele da História das Doutrinas.
g) Filosófico-Normativo: vivido a partir da década de 50 do século XX, em que a preocupação de normalizar as informações e de penetrar na interpretação conceptual definiu bem as áreas da informação disciplinada e do entendimento profundo e holístico dos fenômenospatrimoniais. Tal período é o da atualidade, em que paralelas seguem, definidas as duas correntes: a empírico-normativa e a científico-filosófica, ambas suportadas por considerável avanço da tecnologia da informação.

1.1 A contabilidade no Brasil
A evolução da contabilidade no Brasil foi e é completamente diferente da Europa ou EUA, pois percebe-se que desde o início fica patente a...
tracking img