HISTORIA DA CIDADE DE CRISSIUMAL

938 palavras 4 páginas
Diagnóstico das principais características do município de Crissiumal
Crissiumal é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É conhecida como a capital gaúcha das agroindústrias. É a 122ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e a 2133ª do Brasil. Com uma população predominante formada por etnias alemã e italiana, uma mistura de cultura e tradições, que formam uma sociedade forte e controi esta realidade atrente chamda Crissiumal.
O nome Crissiumal se originou de uma taquara (criciúma), planta muito abundante no município até os dias de hoje. O municipio de Crissiumal foi criado pala Lei Estadual nº 2553, de 18 de dezembro de 1954, foi criado o município de Crissiumal, cuja instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955, pelo desmembramento de Três Passos. A altitude de 400 metros. É delimitado a leste por Três Passos, ao sul por Humaitá e Nova Candelária, a oeste por Horizontina e Doutor Maurício Cardoso, e ao norte pela República Argentina e Tiradentes do Sul. O clima é temperado subtropical com quatro estações bem caracterizadas. Ocorrem geadas entre os meses de maio a setembro, excepcionalmente ocorrem estiagens.
O relevo apresenta-se desde suavemente ondulado até fortemente ondulado a montanhoso, sendo mais acidentado nas áreas próximas aos rios Uruguai, Buricá, Lajeado Grande e seus afluentes. No leito desses cursos podem ser encontradas áreas relativamente planas.
O município se encontra na região agroecológica do Alto Vale do Rio Uruguai e sub-região de Três Passos. A vegetaçõa é natural e de floresta subtropical da qual restaram algumas áreas não desmatadas. No lugar da floresta surgiram as culturas de soja, milho, trigo etc.
Economia baseada nas pequenas propriedades rurais, que geraram os projetos de Agroindústrias do Pacto Fonte Nova e do Via Lácteo. Na atividade agropecuária se destaca a produção leiteira. Com uma produção diária de mais de 70.000 litros, Crissiumal é o maior produtor de leite do estado.

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas