Historia da cenografia, hello dolly

3748 palavras 15 páginas
Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Arquitectura

História da Cenografia Hello Dolly

Índice

1 - Capa 2 - Índice 3 – Introdução 4, 5 – Origem 6 – Broadway 7 – Musicais Cinematográficos 8, 9 – Golden Age e adiante 10 – Hello Dolly / Sinopse 11, 12, 13 – Acto I 13, 14 – Acto II 15 – Elenco / Ficha técnica 16, 17 – Cenografia 18 – Iluminação
19 – Bibliografia

Introdução
No âmbito da disciplina de História da Cenografia II foi proposto a cada aluno um trabalho individual, que consistia em escolher uma peça de teatro até ao seculo XX. O objectivo era que cada aluno analisa-se a sua peça e realiza-se uma proposta de uma cenografia para a mesma, onde teria que dizer também o local onde depois no final queria que fosse realizada. O musical Hello Dolly foi a peça escolhida por mim, neste trabalho decidi fazer uma breve introdução à história dos musicais, tentar explicar como tudo começou e finalizar então com a minha proposta cenográfica para este musical.

Origem
O teatro é geralmente visto como pai incontestável dos musicais sejam eles de palco ou de cinema. Desde a Grécia Antiga, artistas faziam colaborações entre teatro e música. O carácter performativo de ambas exigia tanto um nível de interpretação dramática por parte do músico/cantor, como melodicamente por parte do actor. O próprio termo “orquestra” significava o espaço entre a cena e o público, nos anfiteatros gregos. Ali era onde se realizavam as evoluções do coro, responsável pela condução da narrativa. A música também foi executada em cena, desde muito cedo, e servia tanto para pontuar momentos dramáticos como para acompanhar o texto. No final do século XVI, surgiu em Florença o tipo de encenação e canto que deu origem à ópera, o grande género musical da cultura europeia. Em oposição à chamada Grande Ópera maioritariamente italiana, vão surgindo inúmeros e crescentes movimentos que procuram maior simplicidade, comicidade e adequação à realidade popular, em vários países europeus.

Relacionados

  • A história do teatro musical no rio de janeiro
    1844 palavras | 8 páginas