Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A história da arquitetura é uma subdivisão da história da arte, responsável pelo estudo da evolução histórica da arquitetura, seus princípios, ideias e realizações. Ademais, está diretamente relacionada à evolução humana.
A arquitetura passou a existir quando o homem começou a construir para se proteger. Deste modo, os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a naturezalhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas.
A primeira notícia que se tem da arquitetura está ligada às cidades pioneiras que surgiram no Oriente Médio e na Ásia Central no sétimo milênio a.C. quando as primeiras residências foram construídas, usando tijolos de lama secados ao sol, conhecidos como tijolos crus.
Em locais onde nãoera possível secar a lama ao sol, era difícil confeccionar o tijolo cru. A solução encontrada no sétimo milênio a.C. por povos da Europa Central e da Ásia Central foi usar argila ou areia e madeirame (estrutura de tábuas de madeira entrelaçadas), numa técnica semelhante à das construções de pau-a-pique (técnica muito usada no Nordeste do Brasil).
Arquitetura Egípcia
No quarto milênio a.C., aunião política de povos que habitavam as margens do Rio Nilo deu origem à civilização egípcia. Assim como os povos da Pré-História, as principais construções egípcias eram templos para seus deuses e túmulos para seus faraós.
As pirâmides são sem dúvidas o paradigma da arquitetura egípcia. Suas técnicas de construção continuam sendo objeto de estudo para engenheiros e historiadores. A pirâmide foicriada durante a dinastia III, pelo arquiteto Imhotep, e essa magnífica obra lhe valeu a divinização. No início as tumbas egípcias tinham a forma de pequenas caixas; eram feitas de barro, recebendo o nome de mastabas. Foi desse arquiteto a ideia de superpor as mastabas, dando-lhes a forma de pirâmide.
Uma das inovações dos egípcios foi a utilização de encaixes de madeira que permitiam empilhar aspedras sem a necessidade de usar massa para prendê-las umas às outras. Graças a essa técnica, eles conseguiram construir colunas de pedra, em vez de madeira, e, consequentemente, edificações maiores e com coberturas mais pesadas.
Apesar da grandiosidade de suas obras, os egípcios não têm influência significativa na arquitetura atual. Ao contrário do que aconteceu com os povos gregos e romanos.Arquitetura Grega
Apesar de manter uma forte ligação com a religiosidade, a arquitetura grega se destaca pelo grande valor dado à razão. Em tudo que produziam e construíam, os gregos buscavam alcançar o máximo da perfeição por meio de cálculos matemáticos e geométricos, regras, proporções e perspectiva. As esculturas, a perfeição geométrica dos templos gregos, a organização e o planejamento dascidades gregas e seus teatros destacam-se no curso da história da arquitetura. Por tudo isso, e também pela beleza, a arquitetura grega é chamada de clássica.
As construções gregas mais famosas foram feitas de mármore. Esse elemento começou a ser usado no século VII a.C., juntamente com técnicas de encaixe semelhantes às dos egípcios (que utilizavam madeira). Com o passar do tempo, após o domínioda confecção do ferro, os gregos substituíram o encaixe de madeira por encaixes e dobradiças de metal, dando mais resistência às suas estruturas.
Arquitetura Romana
O desenvolvimento da arte romana começou a partir do século II a.C., época em que Roma já dominava a totalidade do Mediterrâneo e avançava com passos firmes sobre o norte da Europa e a Ásia. Duas importantes culturas convergiram noperíodo: a etrusca e a grega. Também foi direcionada pelo grande espírito guerreiro e prático dos próprios romanos. Suas conquistas eram celebradas com esculturas, monumentos, obeliscos e arcos de triunfo. Mas as principais marcas deixadas pelos romanos foram as estradas construídas em linha reta (para facilitar o deslocamento rápido das legiões de guerreiros) e os aquedutos para abastecer e...
tracking img