Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da arte gombrich

Capítulo 1 - Estranhos Começos – Povos pré-históricos e primitivos; América Antiga.

No primeiro capítulo de A História da Arte, Gombrich retrata aarte pré-histórica e primitiva. De forma a caracterizar que, durante esse período, a arte não era criada somente com o intuito de um objeto ou elemento destinado à admiração e contemplação, esim, como criações artísticas com fins específicos.

Gombrich também ressalta que, geralmente, a arte criada durante esse tempo tinha um certo misticismo ou possuía um caráterreligioso. Sendo assim, as pinturas que retratavam figuras de bisões, touros, mamutes ou renas sob machados nas paredes das cavernas, em lugares praticamente inacessíveis, eram algum tipo de magia; umaforma de crer que aquela figura transporia algum poder. Gombrich explica dessa forma:

“A explicação mais provável para essas descobertas ainda é a de que se trata das mais antigasrelíquias dessa crença universal no poder da produção de imagens; por outras palavras, que o pensamento desses caçadores primitivos era que, se fizessem uma imagem de sua presa — e talvez asurrassem com suas lanças e machados de pedra —, os animais verdadeiros também sucumbiriam ao poder deles”.
Após mostrar algumas artes como esculturas de bronze feitas na Nigéria, outras maiase astecas, uma madeira coberta de fibra vegetal entrançada que representava um “Deus da Guerra” chamado Oro e, máscaras de Nova Guiné e do Alasca, Gombrich atenta para o fato de que ao nosaprofundarmos na mente daqueles que criaram essas artes, percebemos que a reprodução dessas figuras e objetos não estavam fielmente ligados apenas à religiosidade ou misticismo e à magia, vistoque tais representações tinham também o intuito de narrar algum fato. Portanto, além de serem criações que tentavam reproduzir uma crença em algo religioso ou mágico, Essas produções também,
tracking img