Historia da arte parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA ARTE
VÊNUS DE WILLENDORF
A Vénus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta com 11,1 cm (4 3/8 polegadas) de altura representando estilisticamente uma mulher, descoberta no sítio arqueológico do paleolítico situado perto de Willendorf, na Áustria, c. de 2500 a 2000 a.C.
Foi desenterrada a 8 de Agosto de 1908, pelo arqueólogo Josef Szombathy.Está esculpida em calcário oolítico, material que não existe na região, e colorido com ocre vermelho.
Em 1990, após uma revisão da análise estratigráfica deste sítio arqueológico, estimou-se que tivesse sido esculpida há 22000 ou 24000 anos. Pouco se sabe sobre a origem, método de criação e significado cultural.
A Vénus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina.A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade. Os braços, muito frágeis e quase imperceptíveis, dobram-se sobre os seios e não têm uma face visível, sendo a cabeça coberta do que podem ser rolos de tranças, um tipo de penteado ou mesmo vários olhos.

Criação das Pinturas em Cavernas
• ALTAMIRA
• LASCAOUX
•RAIMUNDO NONATO
Caverna de Altamira
Altamira é o nome de uma caverna na qual se conserva um dos conjuntos pictóricos mais importantes da Pré-História.[1] Fica no município espanhol de Santillana del Mar, Cantábria, num prado do qual tomou o nome.[2] Por volta de 13 mil anos atrás, a queda de uma rocha bloqueou a entrada da caverna, impedindo a continuidade da ocupação humana e preservando o seuinterior.
As pinturas e gravuras da caverna pertencem ao Paleolítico Superior, principalmente aos períodos Magdaleniano (entre 16 500 e 14 000 anos atrás) e Solutreano (18 500 anos atrás), e algum ao Gravetiense,[3], e até mesmo segundo provas usando séries de urânio atrasam a data a 35 600 anos atrás, no começo do Aurignaciano,[4] se bem que as evidências arqueológicas sejam unicamente solutreanase magdalenianas, e até mesmo com dúvidas,[5][6] todos dentro do Paleolítico superior.[7]
O estilo de grande parte das suas obras enquadra-se na denominada "escola franco-cantábrica", caracterizada pelo realismo das figuras representadas. Contêm pinturas policromas, gravuras, pinturas pretas, vermelhas e ocres que representam animais, figuras antropomorfas, desenhos abstratos e não figurativos.[Foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1985

Teto de Altamira (reprodução) - Museu Arqueológico de Espanha


Lascaux
Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pela suas pinturas rupestres.
A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, entre outros animais, permite pensar tratar-se de umsantuário. As investigações levadas a cabo durante os últimos decénios permitem situar a cronologia das pinturas no final do Solutrense e princípio do Madalenense, ou seja, 17.000 anos AP. Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.
Umestudioso trabalha nas cavernas de Lascaux após o seu encerramento ao público. Foto © Sisse Brimberg / National Geographic.
As Grutas de Lascaux originais, com a passarela construída na década de 1940.
Desconhecida fonte de imagem.
GRUTAS DE SÃO RAIMUNDO NONATO
No sudeste do Estado do Piauí, município de São Raimundo Nanato, há um importante sítio arqueológico onde, desde 1970, diversapesquisadores vêm trabalhando.
Em 1978, uma missão franco brasileira coletou uma grande quantidade de dados e vestígios arqueológicos. Esses cientistas chegaram conclusões esclarecedoras a respeito de grupos humanos que habitaram a região por volta do ano 6 000 a.C., ou talvez numa época mais remata ainda. Segundo as pesquisas, os primeiros habitantes da área de São Raimundo Nonato provavelmente...
tracking img