HISTORIA DA ARTE BARROCO LUIS XIII LUIS XIV E BARROCO REG NCIA

671 palavras 3 páginas
A palavra Barroco provém de "pérola irregular, deformada ou imperfeita", isto porque a arte deste movimento é considerada impura.
O estilo Barroco na França foi dividido em três períodos, identificados com o nome dos governantes da época.
São eles: o estilo Luís XIII, o estilo Luís XIV e o estilo Regência.
O estilo durou do fim do século XVI até a subida de Luís XIV ao trono.

LUÍS XIII
No inicio sofrendo as influências de estilo renascentista italiano, o estilo Luís XIII aparece com um aspecto pesado e redundante, reflete grandiosidade e excesso de ornamentos (influência do Barroco).
No reinado de Luís XIII (1610-1661), o estilo barroco correspondeu a uma época de mentalidades e atitudes carregadas de certa tristeza e severidade porque o monarca era uma figura apagada e triste. Essa conjuntura influenciou o estilo do mobiliário da época, originando móveis austeros, pesados e dotados de sobriedade, onde não existia o luxo na decoração, mas a impressão de ter apenas uma utilidade prática.
Neste período surgiram novos tipos de mobiliário, tais como as cômodas, as secretárias, as chaise longe, o leito de repouso, o canapé, os roupeiros e louceiros.
Todas as peças de menores dimensões e mais fáceis de deslocar, o que facilitava a arrumação e a decoração de interiores.

LUIS XIV

Era um mobiliário de grandes proporções, simétrico e de caráter masculino, apesar da ornamentação extravagantes sendo os móveis folheados a ouro,quando não eram inteiramente dourados eram ornamentados com incrustações de metais e trabalho de marcheteria,utilizavam as madeiras nobres principalmente à nogueira, carvalho, castanheiro e ébano. Em sua estrutura predominam as linhas retas com curvas severas e dignas.
É famoso o mobiliário Boulle de Charles André-Boulle, mestre ebanista do reinado, que criou a técnica de folhear o mobiliário com ébano, tartaruga, estanho, latão e madre-pérola, com incrustações de prata, ouro, cobre, bronze, tartaruga, marfins e pórfiro, ou trabalhados com

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas