Historia da agricultura catarinense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Agricultura Catarinense a partir do “Projeto 17”
(Hortas Escolares e Cidadania e ação em busca da sustentabilidade)

Luiz Augusto Neves Bittencourt

Professor-César Augusto Jungblut
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História/ Licenciatura (HID2232) – Estágio II
29/03/2012


1 INTRODUÇÃO


O presente memorial descritivo é resultado da prática do Estágio IIIdo curso de Licenciatura em História e foi realizado no Centro Educacional Municipal Ceniro Martins, atendendo ao Plano de Aula da Professora Carla aos alunos do 1º, 2º e 3º ano do segundo Grau.
O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma pratica educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades de todos.
Será que seconhecermos mais a fundo sobre as questões pertinentes em nosso meio, haverá uma mudança de comportamento, tornando as pessoas mais sensíveis em relação a vida pessoal, coletiva e ambiental?


2 RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO


A Agricultura, como hoje a conhecemos, vem sendo aprimorada constantemente, e nos últimos anos viabilizou a extensão rural no Brasil, que foi implantada emMinas Gerais em 1948. Com o sucesso advindo da correta utilização do crédito rural, aliado a assistência técnica, econômica e social a extensão rural propiciou as condições de expansão para os demais estados brasileiros.
Santa Catarina, pelo pioneirismo de seus governantes e técnicos, foi um dos primeiros Estados a seguir o bom exemplo mineiro e em 1956, criou o Escritório Técnico deAgricultura (ETA) – Projeto 17, com a atribuição de executar os serviços da extensão rural no Estado. No ano seguinte, no dia 9 de junho de 1957, a extensão rural passou a ser executada pela Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina - ACARESC, uma entidade civil sem fins lucrativos, de direito jurídico privado.
Os projetos marcantes da extensão rural na área social foram fundamentaispara o desenvolvimento da agricultura catarinense a orientação técnica e pedagógica para a produção de frutas e hortaliças através da horta doméstica, o trabalho com juventude rural, com as escolas, com as mulheres e a profissionalização dos agricultores para a manutenção da família rural no campo, como resultado da educação informal, contribuindo para a melhoria das condições sanitárias, dasegurança alimentar e da qualidade de vida no próprio meio em que vivem, dentre muitos outros.

A fim de apoiar os educadores neste sentido surge este projeto como forma de melhorar e sugerir ideias para melhorar o desenvolvimento dos professores em trabalhar com o tema na Instituição de Educação E.E. B Palmira Lima Mambrini.



3. PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

A inserçãonesta instituição de ensino ocorreu por intermédio do Academico de História da UNIASSELVI senhor Nilton Dias, também professor de magistério, dando aula no ensino fundamental na instituição.

No primeiro momento entreguei a carta de Apresentação e o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório e informei que estou cursando a graduação em História na UNIASELVI. Revelei que o projeto de EstágioIII que estou desenvolvendo está focado na História da Agricultura Catarinense a partir do “Projeto 17” Hortas Escolares e Cidadania e ação em busca de sustentabilidade para a vida.

Em entrevista com a diretora da escola evidenciei o conteúdo que pretendo passar nas futuras aulas que serão ministradas, sendo que dentre eles sugeri a implantação do programa Hortas Escolares e conteúdossobre a reciclagem utilizando garrafas Pet.

Tal sugestão foi muito bem aceita pela Diretora, que manifestou entusiasmo na implantação dos meus projetos de aula. Tive oportunidade de conhecer alguns professores, a estrutura da Escola e a metodologia de ensino.

4. Ações e Operações

Através da Teoria e da prática, despertar com os envolvidos (alunos e professor) a consciência de que o ser...
tracking img