Historia da adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A história da administração é recente, o fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu, até os séculos XIX eXX trazendo rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, esse fenômeno chamou-se Revolução industrial.
A chamada 1ª Revolução Industrial começa, praticamente, com a mecanização daindústria têxtil, na Inglaterra (1769) e ganha um extraordinário vigor e extensão a partir da descoberta da máquina a vapor (1776) que vai produzir um espantoso desenvolvimento nos transportesterrestres e marítimos, e uma verdadeira “revolução” nas fábricas, substituindo mão-de-obra por máquinas, mas, ao mesmo tempo, multiplicando o tamanho e o número das fábricas, assim como a quantidade dosprodutos.
Com a 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismofinanceiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.
Ao final deste período o mundo já não era mais o mesmo, e a moderna administração surgiu em respostaa duas conseqüências provocadas pela Revolução industrial: o crescimento acelerado e desordenado das empresas e a necessidade de maior eficiência e produtividade devido à grande concorrência ecompetição no mercado.
Após esses acontecimentos estudiosos criaram teorias e expuseram suas idéias a fim de melhorar, de uma forma geral, o funcionamento das organizações. Primeiramente surgiu a Teoria daadministração científica proposta por Taylor que propunha a prática da divisão do trabalho enfatizando tempos e métodos de realização das tarefas a fim de um melhor rendimento dos trabalhadores,máxima produção e baixo custo.
Em seguida a Teoria clássica da administração, proposta por Henry Fayol, que segundo STONER (1999, p.27) surgiu da necessidade de encontrar as linhas mestras para...
tracking img