Historia da ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1343 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da Ética

Sobre o ponto de vista formal, partiremos do principio que a historia da ética teve sua origem na Grécia Antiga, através de seus filósofos e pensadores, destacando principalmente Aristóteles com suas idéias sobre as virtudes éticas.
Portanto somente a historia da ética por si só adquire uma amplitude muito grande. Para solucionar este problema os historiadores da éticalimitaram seu estudo às idéias de caráter moral que possuem uma base filosófica, ou seja, àquelas idéias filosoficamente justificadas, e por este motivo que partiremos deste método de estudo.
A ética, historicamente está dividida nos seguintes segmentos: ética grega, ética cristã medieval, ética moderna e ética contemporânea.

Ética Grega

Para entendermos a ética grega, devemos destacar Sócrates,Platão e Aristóteles, cada qual com sua visão e entendimento sobre a ética. Eles foram os maiores e filósofos e pensadores da época, e até os dias atuais suas idéias que prevaleceram por gerações ainda são discutidas e analisadas pelos doutores da filosofia.

[pic]

- Sócrates: O pensamento de Sócrates acerca da ética era que basta o homem saber o queé bondade para que se seja bom. Pode até parecer um pensamento ingênuo nos dias de hoje, mas em sua época era uma noção perfeitamente coerente. Antes de Sócrates não havia uma reflexão organizada sobre a ética, então podemos concluir que Sócrates é o “Pai” da ética.

- Platão: A idéia de Platão era de se resgatar o velho sentido da ética, da justiça e da moral, perdidos durante o crescimento eenriquecimento de Atenas, que foram contaminados pela hipocrisia, então seu objetivo era de “voltar a uma sociedade mais simples”. Mas não uma volta ao passado real, mais sim a um passado imaginário, no qual os velhos valores possam orientar uma sociedade estável que tende à perfeição, ou seja, Platão tinha a necessidade de construir a “Cidade Perfeita” guiada pela ética.
[pic]

- Aristóteles:Para Aristóteles a lei deve ser capaz de compreender as limitações do ser humano, aproveitar-se das suas paixões e instintos, e produzir instituições que promovam o bem e reprimam o mal. Partindo deste ponto a idéia de Aristóteles era que o real deve moldar a lei, única forma de seu cumprimento ser possível a todos.

Mesmo em tempos diferentes os conceitos de Ética dos pensadores se ligam. PorSócrates a noção que basta saber o que é o bem para praticá-lo, por Platão segundo o qual é essencial conhecer a idéia geral do bem, e por Aristóteles, para quem o bem equivale à moderação das paixões. Todos estabelecem que a felicidade era a recompensa para os virtuosos. Em outras palavras, enquanto Sócrates formula o problema, Platão tenta criar uma Ética ideial que molde os homens a viver navirtude, enquanto Aristóteles busca uma ética do possível, que não desrespeite as paixões humanas, mas antes as oriente pelo caminho da ponderação até a maturidade racional do equilíbrio.

Ética Cristã Medieval
[pic]

A Ética Cristã como a filosofia cristã em geral parte de um conjunto de verdades reveladas a respeito de Deus, das relações do ser humanocom o seu criador e do modo de vida prático que o ser humano deve seguir para obter a salvação no outro mundo.
Deus visto como o criador, onisciente e todo poderoso, e o ser humano como criatura que está sujeita a obedece-lo. Então o que o ser humano é definem-se essencialmente não em relação a uma comunidade humana, mas, antes de tudo, em relação a Deus. O ser humano vem de Deus e todo seucomportamento incluindo a moral deve orientar-se para ele como objetico supremo. Sendo assim a essência da felicidade acerca da ética cristã é a contemplação de Deus. Contudo a ética cristã tende a regular o comportamento dos seres humanos com vista no outro mundo, colocando o seu fim em Deus. Desta forma decorre que, a vida moral alcança sua plena realização somente quando o ser humano se eleva a...
tracking img