Historia Arq. Mediaval

9199 palavras 37 páginas
Definições

Entablamento, presente nos templos gregos, constitui-se do conjunto de arquitrave, friso e cornija. Arquitrave
A arquitrave é uma trave horizontal que se apoia em duas ou mais colunas, cuja origem remonta à arquitetura clássica, mas que continuou presente em quase todos os estilos dela derivados. Friso
Friso é, em arquitetura, a parte plana do entablamento, entre a cornija e a arquitrave. Na arquitetura contemporânea pode ser um relevo ou ornamentação em paredes ou móveis.

Cornija
Uma cornija serve para acentuar as nervuras nela empregadas, assim como o conjunto de molduras salientes que servem de arremate superior às obras de arquitetura.

Capitel
O capitel é a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste.
Fuste
Fuste é a parte da coluna entre o capitel e a base. O fuste pode ser monolítico ou ser constituído por diversas pedras chamadas tambores.
Base
A base (d no esquema), do latim base (planta do pé), é o ponto de ligação do fuste com o pedestal ou pavimento do edifício. Surge inicialmente como uma simples placa de pedra, consequência da necessidade de evitar que a humidade do chão danificasse as primeiras colunas de madeira.
Em geral possui um tratamento estético próprio (no caso da antiguidade clássica, seguindo os princípios da ordem utilizada). Na antiguidade clássica a base inicia com uma placa quadrada designada plinto (k no esquema) podendo ser seguida de outros discos de perfil côncavo ou convexo (l no esquema) e que têm por objetivo dar maior plasticidade visual à base.
Nas ordens clássicas a base assenta numa construção em degraus designada crépis ou estereóbata (a no esquema) cujo último nível é a estilóbata (E no esquema). Ainda um elemento, o scamillus (j no esquema), surge entre a estilóbata e a base da coluna.
O templo grego apresenta uma ligeira curvatura na base e na arquitrave em direcção ao centro, quase

Relacionados

  • arquitectura urbana
    13354 palavras | 54 páginas