Historia antiga fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo de Ulisses

-Riqueza e trabalho

O mundo de Ulisses era pequeno em população. Não existem nem estatísticas nem meios para fazer suposições válidas, mas as estações arqueológicas de cerca de dois hectares, assim como o que conhecemos dos séculos posteriores, não deixam nenhuma duvida sobre o fato de que a extensão demográfica de cada comunidade não devia exceder quatro algarismos eamiúde mesmo três; os números adiantados nos poemas quer se trate de navios, de bandos de escravos ou de nobres, são imaginários e pecam sempre por exagero. (pág. 49)

Ulisses é apresentado com o rei dos cefalónios, que habitam três ilhas vizinhas do mar Jônio, Cefalónia, Ítaca e Zacinto, assim como duas regiões pertencendo aparentemente ao continente próximo. (pág. 49)

A vida retomou seu cursonormal com a destruição de Tróia e o grande regresso dos heróis a suas casas. Os reis mortos foram substituídos; alguns, como Agamêmnon, depararam ao regressar com usurpadores e assassinos; os outros recuperaram o poder e seus cargos.
Ulisses ofendera o deus Poseidon, e teve por isso de errar de um lado para outro durante dez anos antes de encontrar, graças à intervenção de Atena, a salvação e odireito regressar a Ìtaca. Ninguém na Hélade sabia se ele estava morto ou vivo. Esta incerteza serve de base para o segundo tema do poema, a história dos pretendentes.
Não menos de 108 nobres faziam segundo o poeta corte a Penélope.Excetuando o fato de eles continuarem a dormir em suas próprias habitações, os pretendentes tinham literalmente tomado posse da casa de Ulisses, comendo bem e bebendoaté a saciedade das vastas reservas deste.(pág. 50)

Uma profunda clivagem horizontal marcava o mundo dos poemas homéricos. Acima da linha divisória, os aristoi, literalmente “os melhores”, nobres hereditários, que possuíam a maior parte das riquezas e todo o poder, em tempo de paz como em tempo de guerra. Abaixo, se encontrava todos os outros, a multidão que nenhum termo técnico definiacoletivamente. O fosso que separava estes dois estratos raramente era transposto, salvo por efeito de acasos devido à guerra e às rapinas. A própria economia tornava impossível a criação de novas fortunas e, por isso mesmo, de novos nobres. O casamento verificava-se estrito a mesma classe. (pág. 51)

Mais precisamente, havia escravas, porque a guerra e as pilhagens eram as principais fontes deaprovisionamento; e não havia motivos, de ordem econômica ou moral, para poupar a vida dos homens após sua derrota. (pág. 52)

O termo drèster significa “uma pessoa que trabalha para ou que está a serviço de”. (pág.52)

Demiorgoi literalmente são “os que trabalham para o povo” (pág. 53)

Os menos afortunados eram os thetas, trabalhadores não vinculados que nada possuíam e trabalhavam quandocontratados e mendigavam o que não podiam furtar. (pág. 54)

Pão cotidiano, vestimenta e calçado constituíam toda a riqueza de um homem do povo. (pág.55)

A casa patriarcal, o oikos, era o centro a volta do qual a vida se organizava, donde provinham não somente a satisfação das necessidades materiais, incluindo a segurança, mas também as normas, e os valores éticos, as ocupações, as obrigações e asresponsabilidades, os vínculos sociais e as relações com os deuses. O oikos não era simplesmente a família; compreendia todas as pessoas da casa com os seus haveres; daí resulta “economia”, a arte de administrar um oikos. (pág. 55)

O tratamento de um escravo era de maneira geral mais suave e humano que o dos escravos das plantações, segundo o modelo que se nos tornou familiar. Eumeu escravofavorito, tinha mesmo tido a possibilidade de adquirir um escravo para si. (pág. 56-57)

Havia poucos casamentos entre escravos, pois entre estes o numero de homens era pequeno. Quase todas as crianças nascidas de escravas eram do senhor ou de outros homens livres da casa. (pág. 57)

Normalmente, a crer-se nos poemas, ainda que os testemunhos não sejam perfeitamente evidentes nem coerentes, os...
tracking img