Histologia

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
1 – Revestem e protegem as superfícies do organismo, além de elaborar secreções diversas. Levando em conta essas funções, podem se reconhecer dois tipos básicos de tecidos epiteliais: os derevestimento e os glanulares.

2 – com base em suas estruturas e funções, os tecidos epiteliais podem ser classificados em dois grandes grupos: os de revestimento e os glanulares. Podem ser classificados deacordo com o numero de camadas celulares e o formato das células, pavimentoso simples; cúbico simples; prismático simples; pavimentoso estratificado; cúbico estratificado; prismático estratificado;pseudo-estratificado e o de transição.

3 – Caracterizam-se por apresentar células justapostas, firmemente aderidas umas as outras, com escasso interstício.

4 – Tecido Epitelial – Pavimentosoestratificado
Boca – Pavimentoso estratificado
Esôfago – Pavimentoso estratificado
Intestino – Prismático simples
Vasos Sanguíneos – Pavimentoso simples
Bexiga – Transição
Traqueia - Pseudo-estratificado

5 – Com função secretora, os epitélios glanulares se originam de grupos de células que ploriferam a partir dos epitélios de revestimento, formando as glândulas.

6 – Endócrinas,exócrinas e mistas.
7 –Endocrias : Desprovidas de dutos ou canais transportadores, suas secreções são coletadas por vasos sanguíneos chamadas de hormônios, essas secreções são, portanto, transportadorasno organismo pelo sangue. Exemplos de glândulas endócrinas: a hipófise, a tireoidea, as suprarrenais, os ovários e os testículos.
Exócrinas : Eliminar o produto elaborado na superfície do epitélio derevestimento que originou a glândula, para tanto, são dotadas de dutos ou canais que transportam a secreção até o epitélio. Exemplo: glândulas sudoríparas, mamarias, lacrimais, sebáceas esalivares.
Mistas – são as mesmo tempo endócrinas e exócrinas. O pâncreas, por exemplo, tem atividades exócrinas quando elabora e elimina no interior do intestino delgado o suco pancreático, com função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histologia
  • histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • histologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!