Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas –
Faculdade São Luís
Curso: Educação Física - 1° Período
Disciplina: Bases Biológicas
Professora: Perla Lopes
Aluno: Ronald Sousa AraujoTRABALHO DE BASES BIOLÓGICAS

H I S T O L O G I A

São Luís, 30 de maio de 2012.

TECIDO CARTILAGINOSO

Este modelo de tecido teve sua origem a partir do processo de evolução, primeiramente nospeixes, onde a Matriz Extracelular era farta e eram ausente a presença de vasos sanguíneos e linfáticos ou nervos.
Os tecidos cartilaginosos, ou simplesmente cartilagem, apresentam consistênciafirme, mas não é rígido como o tecido ósseo. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.
Há dois tipos decélulas nas cartilagens: os condroblastos (do grego chondros, cartilagem, e blastos, “célula jovem”), que produzem as fibras colágenas e a matriz, com consistência de borracha. Após a formação dacartilagem, a atividade dos condroblastos diminui e eles sofrem uma pequena retração de volume, quando passam a ser chamados de condrócitos (do grego chondros, cartilagem, e kytos, célula). Cada condrócitofica encerrado no interior de uma lacuna ligeiramente maior do que ele, moldada durante a deposição da matriz intercelular.
As fibras presentes nesse tecido são as colágenas e as reticulares.
Éimportante lembrar que nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo próximo.
Podemos encontrarexemplos de cartilagem no nariz, nos anéis da traquéia e dos brônquios, na orelha externa (pavilhão auditivo), na epiglote e em algumas partes da laringe. Além disso, existem discos cartilaginosos entreas vértebras, que amortecem o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral. No feto, o tecido cartilaginoso é muito abundante, pois o esqueleto é inicialmente formado por esse tecido, que...
tracking img