Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
25/08/2012

PROPRIEDADES DO RAIO X

RAIO X

          

Não apresentam carga elétrica; Comportamento similar ao da luz, ondas eletromagnéticas; Se propaga a partir de uma fonte; Deslocam no vácuo a 300.000 km/s Ondas de alta freqüência, e pequeno comprimento de onda; Propagam-se em linha reta; Enegrecem filme fotográfico; Produzem radiação secundaria ao atravessarem umadensidade. Obedecem a lei do inverso ao quadrado; Provocam luminescência em determinados sais metálicos; Tornam-se “duros” (mais penetrantes) após passarem por materiais

absorvedores; Prof° Marcilio Ferreira  Podem provocar mudanças biológicas, que podem ser benignas ou

malignas, ao interagir com sistemas biológicos.

PRODUÇÃO DO FEIXE DE RAIO X
Tubo de Raio X

Filamentos do Catodo

Ao seraquecido por corrente elétrica, o filamento do catodo libera elétrons e são acelerados em direção ao anodo. Medidas em miliamperes (mA)

Dois filamentos: Fino e Grosso Temperaturas superiores a 2.000°C Feitos de Tungstênio (W), alto ponto de fusão

1

25/08/2012

Após a liberação do filamento, os elétrons são acelerados para o anodo por meio da aplicação de uma diferença de potencial oualta tensão (kV) entre os elétrons. Medida em quilovolts (kV).

ALVO - ANODO
Os elétrons acelerados pela alta tensão atingem o anodo na região do alvo, interagindo com os átomos do alvo (tungstênio)

Tungstênio - elemento que possui alto ponto de fusão (aproximadamente 3400º C) tem um número atômico alto (74) e é um produtor de raios x mais eficiente que materiais com número atômico menor.Ao ser atingido, o alvo converte cerca de 99% da energia dos elétrons em calor e cerca de 1% em RAIO X.

Estrutura do CATODO
É o polo negativo do tubo de raios-X. Dividindo-se em duas partes: Filamento e capa focalizadora  A maioria dos aparelhos de raios-X diagnóstico, possuem dois filamentos focais, um pequeno (fino) e um grande (grosso).  A escolha de um ou outro é feita no seletor de mA,no painel de controle.  O foco menor abrange uma faixa de 0,3 a 1,0 mm e o foco maior, de 2,0 a 2,5 mm. Ambos os filamentos estão inseridos na capa focalizadora.

 O foco fino, permite maior resolução da imagem, mas também, tem limitado a sua capacidade de carga ficando limitado as menores cargas de radiação.  O foco maior ou foco grosso, permite maior carga, mas em compensação, tem umaimagem de menor resolução.

Capa Focalizadora
Ao serem acelerados na direção do anodo, ocorre uma perda, devido a dispersão dos elétrons.

Para evitar esse efeito, o filamento do catodo é envolvido por uma capa carregada negativamente, mantendo os elétrons unidos em volta do filamento e concentrando os elétrons emitidos em uma área menor do anodo

2

25/08/2012

Estrutura do ANODO
É o polopositivo do tubo de raios-X Existe dois tipos de anodo: anodo fixo e anodo giratório.

Anodo Fixo Encontrado em tubos odontológicos e em maquinas portáteis

Anodo Giratório Comuns em maquinas de uso geral, podem suportar uma corrente elétrica de alta intensidade em tempos mais curtos

A área do alvo atingida pelos elétrons é chamada foco real Quanto menor o tamanho deste foco, melhor aresolução da imagem Entretanto, a redução excessiva desta área reduz a capacidade de resfriamento do anodo e pode gerar danos.

Solução encontrada foi a inclinação do anodo O tamanho efetivo do ponto focal é menor do que o tamanho de foco real

Inclinação de 5 a 15°

Foco efetivo: tamanho da área de projeção do foco real

Características do Tubo de Raio X

Parâmetros Técnicos de ExposiçãoVariáveis que podem ser selecionadas no painel de comando do equipamento de raio x
Corrente do Tubo (mA) Quando o tubo é ligado, começa a circular uma pequena corrente elétrica no filamento Cerca de 3A 6A para que a temperatura seja suficiente para liberar elétrons da estrutura metálica Quando os elétrons acelerados se chocam com o alvo, ocorre a emissão de raio x para todos os lados, por esta...
tracking img