Histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO
1. O QUE É GAMETOGÊNESE? ONDE OCORRE?
GAMETOGÊNESE é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. É o mecanismo que ocorre nas gônadas dos animais que se reproduzem sexuadamente.
Ocorre nos gametas masculinos e femininos, homem nas gônadas e nas mulheres no ovário.
2. PORQUE A GAMETOGÊNESE É CONSIDERADA UM DOS ASPECTOS QUEPOSSIBILITAM A MAIOR VARIABILIDADE HUMANA?
Evolutivamente a gametogênese é considerada como um dos aspectos que possibilitam maior variabilidade em uma espécie. Isso em razão das variadas combinações existente no momento da separação dos cromossomos homólogos (fase da divisão meiótica / telófase II) e também as permutas, fenômeno genético “crossing-over” (fase da divisão meiótica / prófase I 0-paquíteno), onde de fragmentos correspondentes entre cromátides homólogas, aumentam a recombinação.Dessa forma, a gametogênese colabora com a diversidade das espécies, tornando evidentes os mais diferentes biótipos conhecidos e uma porta aberta às combinações ainda não existentes.
3. O QUE É OVULOGENESE? EXPLIQUE COMO OCORRE?
A ovulogênese é o processo de formação dos óvulos, a partir dasovogônias, e tem início ainda no embrião, porém, porém só é completado durante a puberdade. Durante as divisões mitóticas das células germinativas. As ovogônias são células diploides e também sofrem mitoses, ficando maiores, formando os ovócitos primários, que são cobertos por uma camada de células, pelo estroma ovariano, formando o folículo primordial. Estas células que o recobrem mudam de forma,formando o folículo primário. O folículo primário, quando possui mais de uma camada de células o recobrindo, é chamado de folículo secundário. A meiose no folículo primário dá origem a duas células haploides, o ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar. Estas duas células possuem tamanhos diferentes, pois o ovócito secundário recebe a maior parte do citoplasma, restando muito pouco para ocorpúsculo polar. O corpúsculo polar logo se degenera e o ovócito secundário sofre a segunda meiose, que só se completa se houver fecundação, pois ela acontece até a metáfase, então a divisão é interrompida. Se for fecundado, a divisão continua e outra célula é formada, o 2º corpúsculo polar que também se degenera.
4. O QUE É ESPERMATOGÊNESE? EXPLIQUE COMO E ONDE OCORRE
É um processo que ocorre nostestículos, as gônadas masculinas. È o processo de formação dos gametas masculinos indispensáveis para reprodução.
5. QUAIS SÃO AS FASES DA ESPERMATOGÊNESE. EXPLIQUE COMO OCORRE
* Fase de proliferação ou de multiplicação: tem inicio durante a vida intrauterina, antes mesmo do nascimento do menino, e se prolonga praticamente por toda a vida. As células primordiais dos testículos,diploides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias.
* Fase de crescimento: Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos de primeira ordem, também chamados espermatócitos primários ou espermatócitos I, também diploides.
* Fase de Maturação: Também é rápida, nos machos, e corresponde ao período de ocorrência dameiose. Depois do primeiro a divisão meiótica, cada espermatócitos de primeira ordem origina dois espermatócitos de segunda ordem (espermatócitos secundários ou espermatócitos II). Como resultam da primeira divisão da meiose, já são haploides, embora possuam cromossomos duplicados.com a ocorrência da segunda divisão meiótica, os dois espermatócitos de segunda ordem originam quatro espermatideshaploides.
* Espermiogênese: É o processo que converte as espermatides em espermatozoides, perdendo quase todo o citoplasma. As vesículas do complexo de Golgi fundem-se, formando o acrossomo, localizado na extremidade anterior dos espermatozoides. O acromosso contém enzimas que perfuram as membranas do óvulo, na fecundação. Os centríolos migram para a região imediatamente posterior ao núcleo da...
tracking img