Histologia e embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Define-se como agente teratogênico qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência. Considerando a amplitude da bibliografia sobre teratogenicidade e necessidade constante de atualização, serviços especializados para fornecimento desse tipode informação a médicos e pacientes foram criados a partir da década de 80 em países da Europa e América do Norte.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), drogas é qualquer entidade química ou mistura de entidades (mas outras que não são para a manutenção da saúde) que alteram a função biológica e possivelmente sua estrutura ou ainda pode ser qualquer substância capaz de modificara função de organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
Algumas drogas injetáveis podem ser lícitas como, a morfina – que é usada na medicina devido à sua capacidade de produzir supressão da dor e a sua antitussígeno; e as anfetaminas – drogas que antes eram usadas em casos raros de ocorrência de sono descontrolado ou de disfunções cerebrais em crianças, hojesão drogas, aparentemente, de uso restrito às experiências em laboratório.
Certas drogas usadas durante a gravidez demonstraram, comprovadamente. Ser agentes teratógenos. Voltamos a nos referir à ação da talidomida que, usada como medicamento contra náuseas e insônia, provocou o aparecimento de malformações relacionadas com os membros, deformações ósseas, atresia intestinal e anormalidadescardíacas.

Agentes Químicos como Teratógenos e a conseqüência do uso

Inúmeras drogas apresentam efeito teratogênico comprovado, entre elas: metotrexato (malformações dos membros e do SNC), inibidores da enzima de conservação de angiotensina (alterações renais), carbamazepina (defeitos do tubo neural), ciclofosfamida (malformação do SNC), danazol (masculinização do feto feminino),dietilbestrol (carcinoma de vagina), drogas hipoglicemiantes, lítio, misoprostol, antiinflamatórios não hormonais (constrição do ducto arterioso), fenitoína (alterações do SNC), barbitúricos, benzodiazepínicos, propiltióuracil e metimazol (hipotireoidismo fetal), retinóides sistêmicos (defeitos de SNC, craniofaciais e cardiovasculares), tetraciclina (alterações nos dentes e ossos) talidomida (defeitos emórgãos internos e encurtamento dos membros), ácidos valpróicos (defeito do tubo neural), varfarina (defeitos de esqueleto e do SNC).
Os Teratógenos tem efeito mais importante nos três primeiros meses de gestação, mas há relatos de gravidez, é diagnosticada em 2,2 de cada 1.000 nascimento vivos. Este distúrbio do crescimento antes ou após o nascimento; defeitos faciais; microcefalia provavelmentecausada por um crescimento subnormal do cérebro e comportamento anormal.
A teratogenicidade morfológica está associada à exposição fetal durante 12 semanas de gestação, quando ocorre a formação dos órgãos. A síndrome perinatal inclui uma variedade de sintomas físicos e comportamentais notados logo após o nascimento. Estes sintomas são atribuídos ao uso de fármacos perto ou durante o parto egeralmente são de curta duração. As seqüelas comportamentais referem-se à probabilidade de anormalidades neurocomportamentais ao longo do nascimento de crianças expostas intra-útero a drogas.
O transporte placentário se estabelece por volta da 5ª semana de gestação. A partir deste momento, qualquer substância administrada à mãe é capaz de atravessar a placenta, sofrendo as alterações característicadurante esta passagem. A maioria das drogas atravessam a placenta por difusão simples. Todavia, deve se ter conta que uma droga que não atravessa a placenta, pode atuar de forma indireta, modificando a pressão arterial, o equilíbrio eletrolítico, a contratilidade uterina, etc. malformações físicas grosseiras são fáceis de ser detectadas e documentadas e a possibilidade de que drogas...
tracking img