Histologia respiratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histologia do Sistema Respiratório


























ÍNDICE





1. INTRODUÇÃO 4


2.FOSSAS NASAIS 5


3. SEIOS PARANASAIS 5


4. ÁREAS OLFATÓRIAS 5


5. NASOFARINGE E OROFARINGE 5


6. LARINGE 5


7. EPIGLOTE 5


8. TRAQUÉIA 5


9. PLEURA 6


10. BRÔNQUIOS 7


11. BRONQUÍOLOS 8

11.1 Bronquíolos Terminais 8
11.2Bronquíolos Respiratórios 8

12. DUCTOS ALVEOLARES 8


13. SACO ALVEOLAR E ALVÉOLOS 9


14. CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA NOS PULMÕES 10


15. ENFISEMA PULMONAR 11


16. CONCLUSÃO 12











1. INTRODUÇÃO



A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o corpo e o meio ambiente, ela é realizada através de dois processos, expiração e inspiração e pode serdividida em duas partes, fase I e fase II. A fase I (respiração externa) é a troca dos gases entre o ar inspirado e a corrente sanguínea, já a fase II (respiração interna) é a troca de gases entre o sangue e os tecidos do corpo.
Em relação aos processos de respiração: durante a inspiração ocorre a contração dos músculos intercostais e do músculo diafragma, que abaixa o assoalho da cavidadetorácica e levanta as costelas, expandindo os pulmões. Já a expiração consiste no relaxamento dos músculos, levando a retração passiva dos pulmões.
O aparelho respiratório é composto pelos pulmões e um sistema de tubos que comunicam os pulmões com o meio externo. Também é divido em uma porção condutora e uma porção respiratória. A porção condutora é constituída pelas fossas nasais, nasofaringe,laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos, e tem como função conduzir o ar do meio externo para o interior dos pulmões, aquecendo e limpando o ar inspirado. A porção respiratória é representada por sacos alveolares e alvéolos pulmonares, onde são realizadas as trocas gasosas.



















SISTEMA RESPIRATÓRIO


A função do sistema respiratório é facultar aoorganismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações, que são representadas pelo gás carbônico, e os gases envolvidos no processo de respiração celular, logo, tem como função: captar oxigênio atmosférico,liberando CO2 produzido no organismo para o meio.
Os principais músculos do processo de inspiração é o diafragma e os músculos intercostais, que tem a função de produzir o aumento da caixa torácica para obter espaço para a dilatação dos pulmões.Já os músculos principais da expiração serão os intercostais externos e os abdominais tendo como função, produzir a diminuição da caixa torácica.Os Abdominais puxam a caixa torácica para baixo reduzindo a espessura e forçam o deslocamento para cima do conteúdo abdominal, o que empurra também o diafragma para cima diminuindo o tamanho da cavidade torácica. Os intercostais internos tracionam as costelas para baixo, isso diminui o tamanho do tórax. Não existe ligação entre o pulmão e as paredes torácica. Os pulmões são mantidos como queempurrado contra essa parede por pequeno vácuo no espaço intrapleural, que é o espaço extremamente reduzido entre os pulmões e a parede do tórax. Quando a cavidade torácica é aumentada de tamanho, esse vácuo faz com que os pulmões se expandam, ao mesmo tempo e com isso sendo produzido discretas pressão negativa no seu interior, onde puxa o ar para dentro, causando a inspiração. Durante a expiraçãoocorre o contrario, a pressão intra-alveolar torna-se ligeiramente positiva, onde empurra o ar para fora.
A inspiração força o ar passar pela traquéia, pelo brônquio e pelo bronquíolos, até os alvéolos.Extensa rede de capilares pulmonares circulando todas as paredes dos alvéolos, o que permite a rápida difusão do oxigênio, do alvéolos para o sangue pulmonar, e do gás carbônico, do sangue...
tracking img