Histologia- intro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histologia

• Introdução
A Histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes se inter-relacionam, tanto estrutural quanto funcionalmente.

O estudo da histologia se iniciou com o desenvolvimento de microscópios simples e de técnicas para preparo de material biológico, tornando-o adequado para exame.

Os primeiros histologistasdescobriram muito sobre a estrutura do material biológico, estabelecendo a teoria celular da estrutura dos organismos vivos, onde a célula é a unidade básica da arquitetura da maioria dos materiais biológicos.

O conjunto de células com características morfológicas semelhantes foram descritas como tecido, tendo sido estes divididos em quatro tipos:

1. · tecido epitelial, formado por células querevestem superfícies, cavidades corporais ou formam glândulas;
2. · tecido conjuntivo, constituído por células e abundante matriz extracelular, com a função de preenchimento ou sustentação;
3. · tecido muscular, constituído por células com propriedades contráteis;
4. · tecido nervoso, constituído por células que formam o cérebro, medula nervosa e nervos.
Atualmente, a histologiarelaciona-se com outros campos da ciência, como a bioquímica, biologia molecular e a fisiologia, fornecendo a base para a compreensão dos processos patológicos e suas causas.

A célula varia consideravelmente. De um único ovo fertilizado, cada célula desenvolve atributos estruturais para adequar suas funções pelo processo de diferenciação. Esta plasticidade celular é evidente, mesmo no adulto, ondeelas podem modificar tanto sua estrutura como sua funcionalidade para se adaptar a determinadas condições ambientais.

Os tecidos são arranjos celulares funcionais, constituindo os órgãos e os sistemas. Um órgão é uma organização de diferente de tecidos geralmente de vários tipos, realizando funções específicas. O termo sistema pode ser utilizado para descrever células com funções semelhantes,mas amplamente distribuídas em diversos sítios anatômicos, por exemplo, as células do sistema imune; ou referir-se a um grupo de órgãos com papéis funcionais semelhantes, ou relacionados, como por exemplo, os rins, a pelve, ureteres e bexiga são parte do sistema urinário.

1. · Sistema cardiovascular
2. · Sistema respiratório
3. · Sistema digestivo
4. · Sistema urinário
5.· Sistema endócrino
6. · Sistema reprodutor feminino
7. · Sistema reprodutor masculino
8. · Sistema tegumentar
9. · Órgãos dos sentidos
10. · Sistema imune




• Tecido Epitelial
O tecido epitelial, denominado por epitélio, é formado pelo conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estruturacorporal de muitos vertebrados, por exemplo, do ser humano, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas.

Esse tipo de epitélio normalmente possui uma de suas superfícies em contato com o tecido conjuntivo, intermediado pela lâmina basal, fornecendo além de suporte (pois se instala sobre as glicoproteínas), também a nutrição, já que nãopossui vasos sanguíneos. Os epitélios de revestimento podem ter diversas origens embrionárias, dependendo de sua localização.




Classificação

A classificação dos diferentes tipos de epitélio baseia-se em diversos parâmetros, como a morfologia das células, a estratificação e as especializações.

Há três tipos básicos de células, cuja nomenclatura se relaciona com a forma celular: célulaspavimentosas, cúbicas e cilíndricas. Há autores que se referem às células transicionais.

As células epiteliais podem se dispor em uma única camada (epitélio simples), ou organizar-se em várias camadas, onde a camada mais inferior entra em contato com a membrana basal (epitélio estratificado). No epitélio pseudoestratificado as células epiteliais parecem dispor-se em camadas, mas todas estão...
tracking img