Histologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é mangue?

O Mangue, também chamado de mangal ou manguezal, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicaise subtropicais.
Os mangues ou manguezais são matas que se desenvolvem em solos lodosos ou arenosos cobertos pela água salgada durante as marés cheias, principalmente em regiões abrigadas.

Quaiscaracterísticas do mangue?

- Presença de caranguejos que buscam seus alimentos no mangue.

- A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue épobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.

- Em função da diversidade da região, podemos dividir os mangues em: mangue-branco, mangue-vermelho e mangue siriúba.

- As plantas possuemsementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reprodução, pois quando caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade.

- O cheiro do mangue é bem característico, em funçãoda presença de áreas salobras (com presença de sal). 

Quais os animais típicos do mangue?

As principais espécies de animais encontradas em regiões de mangue são: lontra, sagui, peixe-boi marinho,camaleão, cobra, crocodilo, cobra, lagarto, tartaruga, caranguejo, craca, aranha, mexilhão, minhoca, entre outros.

Quais os tipos de mangue?
O manguezal é divido em três tipos: o mangue branco, omangue vermelho e o mangue preto.
Os mangues brancos localizam-se mais para o interior do mangal. Possuem glândulas de secreção de sal nas suas folhas por onde libertam o excesso de sal. Atualmentepensa-se que a queda de folhas é mais um meio de eliminação do excesso de sal.
Os mangues vermelhos são as espécies pioneiras e estão localizadas próximo da margem, ocupando zonas onde ficam sujeitas àsinundações tidais. Apresentam um suporte extra constituído pelas raízes de ancoragem que crescem dos troncos e dos ramos das árvores em direcção ao substracto. Essas raízes auxiliam também nas...
tracking img