Histologia do sistema urogenital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO: ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: HISTLOGIA II
PROFESSORA: SUZANNE VELOSO

HISTOLOGIA DO SISTEMA UROGENITAL

Anne Fontoura
Lara Duailibe
Luciana Araújo
Andréa Duarte
Julianne Robson

São Luis, 2013
HISTOLOGIA DO SISTEMA UROGENITAL

Excreção e reprodução constituem duas funções biológicas básicas, que nos animais superioresse realizam por meio de uma série de órgãos complexos, os quais formam, em conjunto, o aparelho urogenital.
Aparelho urogenital é a unidade anatômica constituída pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. Na espécie humana, como em outros mamíferos, o aparelho urinário compõe-se de dois rins, dois ureteres,bexiga urinária e a uretra. Os órgãos genitais compreendem, no homem, o pênis, os testículos, o epidídimo, a próstata, o escroto, o cordão espermático e as vesículas seminais; na mulher, compreendem a vulva, a vagina, o útero, as trompas e os ovários.

Sistema urinário

Os rins possuem revestimento peritoneal na face anterior, envolta de uma delgada cápsula de tecido conjuntivo e cerca de 10 a 12cm de comprimento. Macroscopicamente, os rins apresentam oito lobos e dezoito lóbulos com duas regiões distintas, a zona cortical periférica e a zona medular central. O hilo (que dá acesso aos vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos) está situado na concavidade renal aonde se abre a pelve renal. O espaço que fica entre os cálices e os vasos sanguíneos maiores, denominado seio renal, é ocupadopor um tecido conjuntivo frouxo rico em células adiposas. Cada rim é composto por numerosíssimas estruturas que elaboram a urina, conhecidas como túbulos uriníferos. Cada um deste último consiste em duas partes, denominadas néfron e túbulo coletor.
O córtex renal é amarelado e possui certas estruturas de cor vermelha chamado de corpúculos renais. A medula renal é mais pálida e contém 6 e 16estruturas que, por sua forma, recebem o nome de pirâmides renais, que é invadido pelos raios medulares (forma triangular) e os vértices apontam para o hilo (denominados papilas renais). E assim o córtex emite para a medula, entre as pirâmides renais, prolongamentos, as colunas renais.
O néfron é um tubo de 32 a 50 mm de comprimento, cujo epitélio varia nas duas partes, chamadas de corpúsculo renal esistema tubular. O corpúsculo renal é dilatado e associado a um feixe de capilares sanguíneos, já o sistema tubular se divide em três setores: segmento espesso proximal, segmento delgado e segmento espesso distal.
O corpúsculo renal é formado pela cápsula de Bowman e pelo glomérulo renal (tufo de capilares fenestrados) e mede de 200 a 300 µm de diâmetro e apresenta o pólo vascular e o urinífero. Ofolheto visceral da cápsula de Bowman é formado pelos podócitos que envolvem toda extensão da rede capilar e constituem, juntamente com o endotélio vascular e as membranas basais, a barreira de filtração glomerular. O folheto parietal é formado por epitélio pavimentoso simples. Entre os dois folhetos encontra-se o espaço urinífero que capta o filtrado glomerular.
O túbulo proximal é a porção donéfron que apresenta epitélio cúbico simples rico em microvilosidades (borda em escova) que opacifica a luz tubular. Este seguimento reabsorve em torno de 90% da água proveniente do espaço urinífero. Já o túbulo distal é a parte que se comunica com o túbulo coletor e é revestida por epitélio cúbico simples e participa da troca de íons sódio e potássio.
Outro componente do néfron é a alça deHenle, que é um seguimento que apresenta forma de U constituído por uma porção espessa e uma delgada. Funcionalmente participa da reabsorção de água.
O Aparelho justaglomerular é uma estrutura que participa do controle da pressão arterial, formado pelas células justaglomerulares, que são células musculares lisas modificadas provenientes da túnica média da arteríola aferente e são responsáveis pela...
tracking img