Histologia do sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINASSAU
Núcleo de Saúde

Histologia do Sistema Tegumentar


Trabalho apresentado à disciplina de histologia como parte da avaliação e obtenção de nota da segunda avaliação.


 
1.Introdução

A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origemmesodérmica, a derme. Abaixo em continuidade com a derme está a hipoderme, que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve-lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes.

 
2. Funções:

A pele possui inúmeras funções dentre elas estão: Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra o atrito, servir como grande receptor para as sensaçõesgerais (dor, pressão, tato, temperatura), Colaborar na termorregulação  do corpo, participar na excreção de várias substâncias, proteger contra os raios ultravioletas, formação da vitamina D3 e possuí um importante papel nas respostas imunitárias do organismo.

3. Epiderme:
         
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere namaior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa. Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada. Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:

3.1. Camada basal:

São células prismáticas ou cubóides, que repousam sobre a membrana basal, quesepara a epiderme da derme.São responsáveis pela constante renovação do epitélio, com intensa atividade mitótica, por isto, esta camada também é conhecida como camada germinativa.

1

3.2. Camada espinhosa:

Apresentam células poligonais, cubóides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e com expansões citoplasmáticas que contém tonofibrilas. Essas expansões unem-se através dedesmossomas, o que dá a célula um aspecto espinhoso.

3.3. Camada granulosa:

Nesta camada as células são, poligonais com núcleo central, nitidamente achatadas, que contém numerosos grânulos de querato-hialina (basófilos). Além desses grânulos, estas células secretam ainda corpos lamelares, substancia fosfolipídica associada a glicosaminoglicanas, que se espalha no espaço intercelular vedando estacamada de células, impedindo a passagem de compostos, principalmente de água (barreira impermeável).

3.4. Camada lúcida:
Esta é a camada delgada de células achatadas, eosinófilas, cujos núcleos e organelas desapareceram.

3.5. Camada córnea:
Camada superficial de células achatadas, mortas, sem núcleo e sem organelas. Possui uma membrana celular bem espessa e citoplasma cheio de queratina.Napele delgada, falta frequëntemente acamada lúcida, além de apresentar uma camada córnea muito reduzida. A epiderme apresenta quatro tipos de células: 

4. Queratinócitos:
São as células mais numerosas da epiderme. São as que se tornam queratinizadas. O processo de queratinizaçãopossui etapas nas camadas da epiderme:

2
* Camada basal: queratinócitos possuem tonofilamentos;* Camada espinhosa: continua a síntese de tonofilamentos, que se agrupam em feixes de tonofibrilas. Início da síntese de querato-hialina;
* Camada granulosa: grande acúmulo de grânulos de querato-hialina;

O verdadeiro processo de queratinização: ocorre ao período entre a saída de células da camada granulosa e entrada na camada córnea. Aosgrânulos de querato-hilaina se combinam com as tonofibrilas, convertendo-as em queratina. Esse processo envolve a decomposição do núcleo e das organelas e o espessamento da membrana celular.

* Camada córnea: células queratinizadas, que sofrem descamação.

5.Melanócitos:
São células do citoplasma globoso, com núcleo central e irregular, situadas geralmente nas camadas basal e espinhosa,...
tracking img