Histoia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A conservação da quantidade de movimento
Toda colisão pode ser considerada como um sistema isolado, ou seja, durante a batida a resultante das forças externas é igual a zero. Isso ocorre porque ointervalo de tempo durante uma colisão é tão curto, que o impulso das forças externas se torna praticamente desprezível.

Como se descreveu no artigo sobre dinâmica impulsiva, quando temos um sistemaisolado, vale a conservação da quantidade de movimento e por isso podemos usá-la no estudo das colisões. Aplicando esse conceito ao exemplo dos corpos A e B, pode-se afirmar que a quantidade demovimento antes da colisão é igual a quantidade de movimento depois dela.

Os termos com a linha sobrescrita representam as grandezas velocidade e quantidade de movimento após a colisão.
Impulso de Umaforça
Sempre que ocorrem colisões , explosões , verificam-se que entre as partículas do sistema as forças trocadas são internas e de curta duração. Durante o intervalo de tempo em que as forças agem ,há uma variação em sua intensidade. 
O impulso ( I ) de uma força constante é uma grandeza vetorial que possui a mesma direção e o mesmo sentido da força bem como a intensidade igual ao produto daintensidade da força pelo intervalo de tempo em que ela atua. Veja o esquema. 

Teorema do Impulso 
Numa partícula que descreve o movimento retilíneo uniformemente ariado , é fácil verificar que avariação da quantidade de movimento é medida pelo impulso produzido pela força resultante. 

Agora vamos desenvolver o Teorema do Impulso , aqui aplicado apenas no caso de movimentos de partículasele é aplicável a qualquer tipo de movimento , como acontece em cursos mais avançados de física.

De acordo com a segunda lei de Newton 
A igualdade Ir= Qr – Q  significa que o impulso da forçaresultante é igual a variação da quantidade de movimento da partícula , para um dado Intervalo de tempo (Teorema do impulso ). 
Gravitação
As leis de Kepler
O alemão Johannes Kepler (1571-1630)...
tracking img