histogia do rim

934 palavras 4 páginas
CURSO 1º PERÍODO
DISCIPLINA:
PROFESSOR(A):
ALUNO:
DATA: 21/03/2014

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Rins: Estão localizados na cavidade abdominal, retroperitonealmente. Cada rim pesa cerca de 150g e mede 11-12cm de comprimento, 4-6cm de largura e 2-3cm de espessura. É envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado e tem uma borda convexa e uma côncava, na qual se situa o hilo, por onde entram e saem os vasos e os nervos. O hilo contém ainda os cálices que coletam a urina e se unem na pelve renal, a parte superior do ureter por onde a urina sai do rim. O rim pode ser dividido em uma zona cortical e uma zona medular. A zona cortical possui estruturas vasculares, os corpúsculos renais (ou de Malpighi), onde o sangue é filtrado. A presença dessas estruturas permite o rápido diagnóstico histológico deste órgão.
A unidade funcional dos rins é o túbulo urinífero, composto pelo néfron e pelo tubo coletor, de origens embriológicas diferentes. Vários néfrons desembocam em um tubo coletor.
O néfron é constituído pelo corpúsculo de Malpighi, o túbulo proximal, a alça de Henle (ou segmento intermediário) e o túbulo distal. O túbulo proximal inicialmente é tortuoso e é denominado túbulo contorcido proximal. Ao tornar-se retilíneo, é chamado de túbulo reto proximal. O túbulo contorcido recebe o filtrado do corpúsculo renal e, assim como este, situa
-se na zona cortical.
O túbulo reto penetra na zona medular e continua com a alça de
Henle. Como o epitélio é baixo, tem-se a parte delgada da alça de Henle. Ela tem a forma da letra U, com uma porção descendente e outra ascendente. Na zona medular externa, ou seja, na região da zona medular próxima à cortical, o epitélio é um pouco mais alto, portanto, é a parte espessa da alça de Henle (ou o túbulo reto distal).
Na zona cortical, o túbulo distal é tortuoso e é designado túbulo contorcido distal.
Os tubos coletores iniciam na zona cortical e continuam na medular.

Corpúsculo de Malpighi:

Relacionados

  • psf e a esf
    48520 palavras | 195 páginas