Histo Ria Da Imprensa Nos Estados Unidos Edwin Emery

996 palavras 4 páginas
História da imprensa nos Estados Unidos – Edwin Emery
Capítulo 17: O novo jornalismo

Nascido na Hungria em 1847, mas naturalizado norte-americano em 1867, Joseph Pulitzer foi o fundador de dois grandes jornais que tiveram imprescindível contribuição para a construção do “novo Jornalismo” e da “nova América” após a guerra civil.
A carreira jornalística de Pulitzer começou no ano de 1868 em St. Louis quando foi contratado pelo jornal local Westiliche post. Logo se destacou como deputado-correspondente (havia habilmente feito uma campanha de casa em casa que garantiu sua vitória nas eleições locais) e, mais adiante, tornou-se coproprietário do jornal. No entanto, por conta do descontentamento de seus acionistas, vendeu suas ações por 30.000 dólares.
Anos se passaram, Pulitzer adquiriu e logo vendeu outro jornal, voltou à Europa, casou-se e finalmente, em 1878, começou a realizar seu destino tornando-se proprietário do Dispatch e associando-o ao post, fundando assim o post-Dispatch, jornal que, sob sua direção, viria a ser o principal vespertino de St. Louis em 1881.
O sucesso do jornal foi atribuído às diretrizes editoriais que Pulitzer instaurou para seu vespertino. Entre elas se destacam o compromisso com o povo e com a verdade, o não alinhamento com causas, mas sim a independência de tirar e oferecer à população sua própria conclusão, a crítica e não o apoio cego ao governo e a exatidão, perfeição e sobriedade das coberturas noticiárias. Em outras palavras, Pulitzer buscou trazer em seu jornal notícias que fossem até o cerne dos fatos, que apresentassem uma continuidade no desenvolvimento que só se esgotaria junto com o esgotamento do assunto. Dentro dessas notícias estavam denuncias de políticos desonestos, guerras contra policiais que lucravam sobre a proteção de atividades ilegais e críticas sociais que não se calavam perante ao descontentamento das parcelas mais poderosas da sociedade.
O Post-Dispatch seguia as novas teorias jornalísticas que começavam a

Relacionados