Hist Ria E Regras Do Beach Tennis

654 palavras 3 páginas
História e Regras do Beach Tennis

Conhecendo o Beach Tennis

O Beach Tennis ou Tênis de Praia, é um esporte que surgiu na província de Ravenna, na Itália, em 1997. Atualmente, este esporte que tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, conta com mais de 500 mil praticantes espalhados pelo mundo e diversos torneios internacionais.

No Brasil o esporte é novo. Chegou em 2008 nas praias do Rio de Janeiro e vem expandindo-se rapidamente para outras regiões do Brasil.

A entidade responsável pelo Beach Tennis internacionalmente é a IFBT - International Federation of Beach Tennis (Federação Internacional de Beach Tennis) que organiza e regulamenta as regras do esporte. Já no Brasil, o esporte está sob os cuidados da CBBT – Confederação Brasileira de Beach Tennis.

O Beach Tennis possui algumas variantes como o Green Tennis (jogado em ginásio ou gramados) e o Free Tennis (jogado em outras superfícies).

Apesar de o esporte ser novo no Brasil, o país já conseguiu resultados significativos como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna (2008) e o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba (2010).

As regras do Beach Tennis

O objetivo do Beach Tennis é devolver a bola recebida, sem ressalto no chão, para o campo do adversário. Sendo assim, conheça logo abaixo o campo de jogo, as regras e tudo o que você precisa saber para entender mais sobre o Beach Tennis. O campo de jogo

Jogado em piso de areia, a quadra de Beach Tennis na modalidade de simples possui 16 metros de comprimento por 5 de largura. Já a quadra para duplas possui 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. Ambas as quadras são divididas ao meio por uma rede cuja altura deve ser de 1,70 metros do chão quando jogado em areia.

A raquete

A raquete de Beach Tennis deve atender as normas da IFBT (Federação Internacional de Beach Tennis) para as competições oficiais. A raquete deve ter no máximo 55 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura.

Relacionados