Hist ria e Cinema Atila o huno

405 palavras 2 páginas
História e Cinema: ÁTILA, O HUNO (2000)

FICHA TÉCNICA

Título Original: Attila the Hun
Duração: 177 min.
Ano: 2000
Diretor: Richard Lowry
País: Estados Unidos
Idiomas disponíveis e legendas: Inglês e Português
Gênero: Épico/ Aventura/ Guerra/ Drama
Temática: Povos Bárbaros/ Fim do Império Romano

SINOPSE (Fonte: Cineplayers)

A história gira em torno de Átila e conta como foi a sua caminhada para tornar-se um dos maiores líderes da história. Com seus pais mortos no início do filme, ele é criado pelo seu tio, que já tem um sucessor para o trono. Como guerreiro, conseguiu impor medo até na gigante Roma, que com sua crueldade e esperteza vai tentar de tudo para não ser atacada pelos exércitos do guerreiro principal.

COMENTÁRIO

O filme trata do período em que as invasões bárbaras começaram a por em risco os domínios do império romano, dentro do próprio continente europeu. Traz para o espectador a discussão sobre os movimentos de povos que se digladiavam pelo espólio de povos que havia se tornado sedentário e criado bases econômicas como criação de animais, agricultura em larga escala, bem como, grande concentração de metais preciosos e bens de consumo. Para isso, era preciso fazer da guerra um fator primordial de conquista e sobrevivência.
Fazendo a analise do estudo do homem em sua totalidade pode destacar as diferenças relacionadas aos hábitos culturais, diferenças étnicas, idiomas, religiosidade, bem como, outros aspectos que os diferenciavam dos romanos. Ainda é possível destacar a importância dos cavalos como meio de locomoção rápida e fonte de riqueza entre os povos nômades do leste europeu.
Outro aspecto que pode ser analisado é desestruturação do sistema político e econômico que se instalou nos altos escalões da administração romana após os contatos prolongados que os mesmos tiveram com os povos orientais, e suas conquistas no Oriente Médio e no norte da África. O filme ainda pode auxiliar o espectador na leitura do local onde se desenvolveram as

Relacionados