Hist ria do Karate

345 palavras 2 páginas
História do Karatê

O Karatê é uma arte marcial de autodefesa originada no Japão, tendo como fundador, Guichin Funakoshi, considerado o pai do Karatê. A palavra caratê significa “mão vazia”. É uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem armas de qualquer espécie, pois volta do século XV, na ilha japonesa de Okinawa, foi proibido o porte de qualquer tipo de arma. Sem outra opção, as pessoas passaram a praticar formas de autodefesa sem armas. A esse novo método de autodefesa foi dado o nome de Okinawa-te. Foi apenas no final do século XIX que essa arte marcial passou por um processo de revisão de sua forma de ensino, simplificando-a para facilitar o aprendizado. Além disso, houve também a modificação do nome da arte marcial, ganhando finalmente a denominação de “karatê”. Na década de 30, o caratê foi reconhecido como arte marcial pela Associação Japonesa de Artes Marciais. O karatê apenas ultrapassou a região limite de Okinawa em 1900, quando muitos japoneses migraram para as ilhas havaianas, já então de posse estadunidense. Ali, ele se difundiu e, após um curto período de apenas dois anos, transformou-se em modalidade esportiva.
No karatê, existem oito grandes estilos que são:
1. Goju Ryu (“Go”= Rigidez ou Força e “JU”= Flexível ou suave)
2. Shito Ryo (provém das iniciais dos nomes dos dois principais mestres de Kenwa Mabuni, Anko Itosu e Kanryo Higaonna)
3. Shorin Ryu (Estilo do Pequeno Bosque)
4. Shotokan (Criado pelo pai do Karatê, Guichin Funakoshi. “Shoto” era como Funakoshi assinava seus poemas, significando “pinheiros ondulados ao vento” e “kan” significa escola)
5. Wado Ryu (Wado significa em português “caminho (do) da paz e harmonia (wa))
6. Uechi Ryu (Estilo Uechi)
7. Kenyu Ryu (Kenyu Ryu deve-se a junção de KEN (do nome de seu professor Kenwa Mabuni) e YU (pronúncia do Tomo em japonês de Tomoyori) e Ryu= estilo)
8. Kyokushin Kai (“Kyoku”= extremo, “Shin”= verdade e “Kai”= associação)
Contudo, apenas quatros estilos são reconhecidos pela

Relacionados

  • Obras Raras Bibliografias
    98182 palavras | 393 páginas