Hist ria do HSBC

547 palavras 3 páginas
BANCOS HISTÓRICOS - HONG KONG AND SHANGAI BANKING CORPORATION - Fundado em Hong Kong e em Shangai em 1865, foi banco emissor da moeda de Hong Kong (é até hoje), de Shangai e da Tailândia, criado por escoceses e mantem até hoje a cultura escocesa, prudente e aventureira ao mesmo tempo.
O HSBC originou-se da Primeira Guerra do Ópio e visava financiar o crescente comércio entre a China e o Império Britânico, teve uma longa e complicada história na Ásia até a Segunda Guerra e consequente ocupação japonesa de sua base de operações. Sua sede em Hong Kong passou a ser o Quartel General das forças de ocupação nipônicas, os seus dois principais executivos foram feitos prisoneiros dos japoneses e morreram no campo de concentração.
O HSBC transferiu sua sede para Londres e expandiu-se na Europa, EUA e América Latina, no Oriente Médio pela compra do lendário British Bank of the Middle East, hoje é o maior banco do mundo em ativos, cerca de US$2,6 trilhões.
Os escoceses são muito diferentes dos ingleses, são famosos pela sovinice e amor ao dinheiro mas ao mesmo tempo costumam correr altos riscos, um espírito meio jogador e libertário, se dão bem em qualquer lugar e não seguem muitas convenções como os ingleses.
O HSBC tem 315.000 funcionários e 125 milhões de clientes, 7.200 agências, no Brasil está entre os dez maiores bancos, teve um CEO mundial até ha pouco tempo que falava português fluente, opera com executivos de qualquer nacionalidade, o CEO do Canadá é carioca e a diretora principal para toda a América Latina era até há pouco tempo uma engenheira agronôma formada em Piracicaba.
Um banco histórico e global ao mesmo tempo, atravessou a história da China desde a Imperatriz Viúva até os dias de hoje.

Grupo HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation), a corporação internacional é sediada em Londres e presente em 77 países e territórios.
O HSBC foi fundado em 1865 por um inglês com o objetivo de atuar no fomento de negócios entre a Europa e a China e seu nome

Relacionados

  • Estatistica
    63020 palavras | 253 páginas
  • Apostila de estatística
    63676 palavras | 255 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas