HIST RIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO BRASIL

386 palavras 2 páginas
HISTÓRIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO BRASIL

A educação brasileira começou a ter ênfase com a chegada da corte ao Brasil, com o passar do tempo se tornou em República e houve a necessidade de educador o povo, ou seja, a educação surge como a salvadora da pátria. A elite precisava de pessoas alfabetizadas para que pudessem votar, mas a taxa de analfabetismo na república era enorme cerca de 80% da população e não possuía identidade própria, pois a cultura era toda vinda de fora como, por exemplo, Portugal e da França. Então a educação foi concebida como uma necessidade de tornar cada homem a participar do regime republicano com grande ênfase na educação cívica, ensinando a ter amor à pátria, o respeito à ordem constituída e o cumprimento de seus deveres como também a educação moral para elevar o caráter da população.
A elite sempre foi a grande favorecida, o ensino destinava-se primeiramente a ela valorizando a gramática, chegando à escola com um domínio razoável da norma padrão culto, a leitura tinha início, nessa época, em casa, no seio da familiar. As camadas populares não tinham acesso à escola, pois as vagas eram escassas. Além disso, não possuíam o privilégio de ter o auxilio dos pais nas leituras em casa.
A partir de 1963, foi implantada a disciplina Lingüística no currículo mínimo dos Cursos de Letras, decisão essa que causou graves distorções, pois professores sem formação lingüística se tornaram responsáveis pelo ensino da nova disciplina.
Nesse clima, é sancionada a Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a 5692/71, que estabelece a língua nacional como instrumento de comunicação e expressão da cultura brasileira. A partir de então, a disciplina Língua Portuguesa passa a ser Comunicação e Expressão no que foi considerado 1º segmento do 1º grau (1ª à 4ª série); Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa, no 2º segmento (5ª à 8ª série), só se configurando como Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no 2º grau.
A língua Portuguesa vem sofrendo

Relacionados