Hist ria da Riqueza do HomemII

1491 palavras 6 páginas
Profª Elena Alves – anotações para aula 





Quando o dinheiro é empregado num empreendimento ou transação que dá (ou promete dar) lucro, esse dinheiro se transforma em capital.
O capitalista é dono dos meios de produção edifícios, máquinas, matéria-prima etc.; compra a força de trabalho. É toda associação dessas duas coisas que decorre a produção capitalista.
O dinheiro não é a única forma de capital. Um industrial de hoje pode ter pouco ou nenhum dinheiro, e não obstante ser possuidor de grande volume de capital.





Uma vez iniciada uma indústria moderna, ela obtém seus lucros e acumula seu capital muito depressa. Mas de onde veio inicialmente o capital - antes de começar a indústria moderna?
Antes da idade capitalista, o capital era acumulado principalmente através do comércio - termo elástico, significando não apenas a troca de mercadorias, mas incluindo também a conquista, pirataria, saque, exploração.



"A descoberta de ouro e prata na
América, a extirpação, escravização e sepultamento, nas minas, da população nativa, o início da conquista e saque das
Índias Orientais, a transformação da
África num campo para a caça comercial aos negros, assinalaram a aurora da produção capitalista. Esses antecedentes idílicos constituem o principal impulso da acumulação primitiva." Karl Marx

W.Howitt, sobre os britânicos na Índia:

“Nosso império não é um império de opinião, não é nem mesmo um império de leis; foi conquistado e ainda é governado pela influência direta da força. Nenhum pedaço do país foi voluntariamente cedido permitiram-nos a princípio desembarcar no litoral para vender novosprodutos pela fraude derrubamos os antigos soberanos da terra, tomamos aos nobres todo o seu poder, e, por um saque contínuo na indústria e nos recursos do povo, tomamos deles toda a riqueza excedente e disponível."





Para conseguir Malaca, os holandeses subornaram o governador português. Ele os deixou entrar na cidade em 1641. Correram à sua casa e o assassinaram

Relacionados