Hist Ria Da Psico VALQUIRIA

1301 palavras 6 páginas
História da psico-oncologia

O trabalho de Freud e os tributos de Jung propiciaram a ampliação de um campo de estudos, análise e atuação, designado a Medicina Psicossomática. A oficialização deste campo aconteceu com a fundação da American Psychosomathic Medicine Association, em 1939. Muitas outras linhas teóricas surgiram para colaborar para o fortalecimento do conceito de Psicossomática, passando este termo a constituir, na literatura científica presente, a inter-relação entre mente e corpo.
A oficialização da ação do psicólogo na saúde veio concretizar um movimento que já acontecia em ambulatórios e hospitais com o acolhimento psicológico de portadores de doenças. Têm-se observações de unidades psiquiátricas e de cuidados com aspectos psicológicos em hospitais unânimes desde 1902, quando os médicos principiaram a se preocupar pela apreciação da Psicossomática. Mas as equipes composta por psiquiatras e psicólogos só deram início a ser requisitadas pelos oncologistas a partir da década de 70, primeiramente com o desígnio de ajudar o médico na dificuldade do conhecimento do diagnóstico de câncer ao paciente e sua família. Em 1981, a divulgação do livro de Robert Adler, designado Psiconeuroimunologia deu começo a um novo estudo que agrupa a análise científica do complexo campo das interligações entre os sistemas endócrino, imunológico e nervoso. Na sua intensidade maior, a Psiconeuroimunologia mira observar a inter-relação mente-corpo por meio dos mecanismos pelos quais o sistema psicológico e fisiológico se compartilha.
A Psico-Oncologia tem, na sua história antiga, a contribuição direta de Galeno e, na sua história atual, além dos apoios, todos os acréscimos nos adequados campos da Psiquiatria e da Psicologia. No conceito em que estes campos foram colaborando cada vez mais para o conhecimento intenso do ser humano e desenvolvendo distintas maneiras de tratamentos, foram se esboçando as linhas de trabalho junto ao paciente oncológico. A própria ampliação da

Relacionados