Hist Ria Da Cronologia Da Adolesc Ncia Humana

503 palavras 3 páginas
História da cronologia da adolescência humana.
A espécie humana tem a grande capacidade de moldar-se pela relação com o outro, com a sua própria história e com a cultura. A partir daquilo que experimenta enquanto vivências reais, imaginárias e simbólicas. Esse comportamento é evidente na análise da historicidade no que decorre ao longo dos últimos três séculos, que adjacente à isso, consigamos rever a concepção de adolescência na perspectiva desenvolvimentalista difusa a psicanálise. (wagner Ranña 2005)
Tanto na Antiguidade quanto na idade média não existia o conceito contemporâneo do que chamamos hoje de adolescência. Esta era confundida com a infância ou com o adultidade jovem, denominada em Roma de Juventus. A troca das vestes de criança para as de um adulto era marcada por um ritual de passagem que variava tanto em costumes quanto em faixa etária, mas que eram sempre pontuadas pelos sinais visíveis da entrada no sujeito na puberdade, ou seja, os caracteres sexuais secundários como o aparecimento de pelos nas axilas, genitália, na face dos meninos e o amadurecimento dos órgãos sexuais. (Libanio 2004)
É na Idade Moderna que a concepção de adolescência como momento de turbulência e crise surge, nas quais permeiam até os tempos contemporâneos. Fruto de um pensamento antropocêntrico, que buscava a formação de um novo homem, aquele que seria capaz de realizar o ideário iluminista, marcado pelas noções de racionalidade e de autodeterminação. Não mais de ordem transcendente, como ocorria na Antiguidade e idade medieval, mas por leis que fundamentavam sua formação racional e de amplitude universal. Nesse contexto, cada 00um passa a se responsabilizar por suas próprias escolhas, caminhos e infortúnios. Se posteriormente o destino dos servos e nobres já estava definido, na modernidade surge uma inusitada mobilidade social representada pelo individuo livre, que oportuna o mesmo a construir sua realidade e definir sua fortuna.

Relacionados

  • SEMIOLOGIA 01 Anamnese e Ectoscopia
    10593 palavras | 43 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas