Hist ria Contempor nea Do capitalismo agr rio ao capitalismo industrial C pia

1522 palavras 7 páginas
Universidade Federal de Goias
História Bacharelado
História Contemporânea 1
David Maciel
Jeftá Pires dos Santos

A origem do capitalismo
(capítulo 5, do capitalismo agrário ao capitalismo industrial)

Fichamento de texto

Goiânia
2015

“Na Inglaterra, onde a riqueza derivava predominantemente da produção agrícola, todos os grandes agentes econômicos do setor agrário, tanto os produtores diretos quanto os apropriadores de seus excedentes, ficaram, do século XVI em diante, cada vez mais dependentes do que correspondia a praticas capitalistas: a maximização do valor de troca por meio da redução de custos e do aumento da produtividade, através da especialização, da acumulação e da inovação.” (WOOD, a origem do capitalismo, 2001, pág. 101.)
“Convém dizer que muitos arrendatários empregavam o trabalho assalariado, tanto assim que a tríade identificada por Marx e outros, latifundiários que viviam da renda capitalista da terra, arrendatários capitalistas que viviam do lucro e trabalhadores que viviam do salário, tem sido vista por muitos como característica definidora das relações agrarias na Inglaterra. E assim foi pelo menos nas partes do país, particularmente o leste e o sudeste, que mais se destacaram por sua produtividade agrícola. Na verdade as novas pressões econômicas, as pressões competitivas que levaram os fazendeiros improdutivos a falência, foram um fator fundamental na polarização da população agraria em grandes latifundiários e trabalhadores assalariados não proprietários, promovendo a tríade agraria. E é claro, as próprias pressões pelo aumento da produtividade se fizeram sentir na exploração mais intensa da mão de obra assalariada.” (WOOD, a origem do capitalismo, 2001, pág. 102.)
“Algumas pessoas talvez relutem em descrever essa formação social como capitalista, sob a alegação de que o capitalismo, por definição, baseia-se na exploração do trabalho assalariado. Essa relutância é legítima desde que

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas