Hist arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da Linguagem Visual de Uma Obra Renascentista:
O Casamento da Virgem (1504) – Rafael Sanzio

“O Casamento da Virgem” (1504) – Rafael Sanzio (1483 – 1520)

O Casamento da Virgem (1504)de Rafael Sanzio (1483 – 1520)

Conteúdo

Rafael Sanzio, nesta obra, representa o casamento da Virgem Maria com São José. Claramente inspirada na obra também chamada “O casamento da Virgem” de seumestre Perugino. Em primeiro plano temos um sacerdote ministrando a cerimônia, o noivo coloca a aliança no dedo de sua esposa, e ao redor alguns convidados presenciam a cena. No fundo um templobramantino com suas escadarias mostram a incrível habilidade do artista em trabalhar com perspectiva, ponto forte a ser observado nesta obra.

Estrutura
A obra foi dividida seguindo os seguintespreceitos: utilizamos o apoio dos pés das figuras para delimitar a base da pintura, foram traçados os eixos horizontais e verticais e no cruzamento deste, temos o centro geométrico, logo abaixo temos o centroótico, que na pintura está representado pela troca de aliança dos noivos. Podemos perceber também que em um ponto do eixo vertical, mais precisamente no centro de uma porta do templo está o ponto defuga, da obra, assim vemos como o artista trabalhou a perspectiva dessa obra.

Planos
Em primeiro plano temos a cerimônia com seus convidados, as figuras que estão, a partir do anel de José,dispostas igualitariamente de cada lado – algumas dessas personagens inclusive com características andrógenas – e as figuras do segundo plano, conforme se aproximam do ponto de fuga se tornam menores, dandoa impressão de distância real. A porta ao fundo do templo, aberta, e exibindo o fundo azul – fundo esse que utiliza com primor a técnica do “sfumato” de Da Vinci, e com montanhas ao entorno formandouma paisagem bucólica.
Primeiro Plano:

Detalhes dos elementos que estão no primeiro plano:

Atentando-nos aos detalhes podemos reparar, que dentre os cajados dos homens apenas o de José...
tracking img