História

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
TEMA
Metodologia do ensino de História e Geografia 4º ano
TITULO
Paisagens do Campo e da Cidade: Olhares

INTRODUÇÃO
A paisagem pode ser compreendida como tudo aquilo que a nossa vista alcança, a fração do território que é possível abarcar com a visão. Trata-se de um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais, em que cada vez mais predominam estes últimos. Tal heterogeneidade édada pela multiplicidade e diversidade de usos e funções dos objetos e reflete em boa medida as atividades de diferentes períodos que caracterizaram ou caracterizam a vida humana. Desse modo, como assinala o geógrafo Milton Santos, ela é uma combinação de objetos “criados em momentos históricos distintos, porém coexistindo no momento atual.

OBJETIVOS
-Identificar, descrever e comparar oselementos de origem natural e cultural que configuram as diferentes paisagens.
-Observar, descrever e analisar elementos de paisagens urbanas e rurais em pinturas, fotografias, desenhos e ilustrações.

JUSTIFICATIVA
Por meio da leitura da paisagem, os estudantes poderão observar, identificar, descrever ou comparar os elementos que a compõem e seu arranjo, atribuindo-lhes significado. O ponto departida são os espaços familiares à criança, em que se imbricam representações, valores e identidades, como os de vivência - a rua, a praça, o bairro ou a escola -, ou aqueles que ela já teve a oportunidade de conhecer ou visitar.

Esta seqüência didática propõe a observação de paisagens do campo e da cidade por meio de obras de arte e fotografias, assim como a sua representação pelos alunos, pormeio de desenhos, croquis e painéis ilustrados. Com isso, eles poderão questionar, indagar e formular explicações sobre fenômenos e acontecimentos e refletir sobre variados aspectos de sua realidade cotidiana.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
Converse com os alunos sobre os espaços que eles costumam freqüentar, visitar ou usar para brincadeiras. Pergunte quais são os de que mais gostam e o quese pode encontrar nesses locais: árvores, brinquedos como balanço ou gangorra, gramado, campo de futebol, casas e outras edificações etc. Solicite a cada aluno que represente esses espaços por meio de desenhos, deixando-os à vontade também para representar o que gostariam que fosse melhorado em cada um deles.

Em seguida, peça aos alunos que contem para os colegas que outros espaços eles játiveram a oportunidade de conhecer ou visitar, seja na cidade ou no campo. É importante que eles procurem também mostrar diferenças entre esses espaços e os de sua freqüência ou convivência habitual. Aproveite a oportunidade para saber mais dos alunos quais diferenças eles percebem entre o campo e a cidade e como seria a vida em cada um deles. Ouça os relatos e opiniões e esclareça que nas próximasaulas eles poderão examinar com mais detalhes como eles se organizam, o que poderá ajudá-los a melhor compreender os seus próprios espaços de vida.

Proponha que a turma se organize em duplas ou pequenos grupos para observar as pinturas 1 e 2 (ver Anexos). Considere o roteiro a seguir:

a) Se julgar conveniente, antes de apresentar as imagens mostre o título de cada uma delas e procure saberdos alunos se já ouviram falar dos autores, período e local em que foram produzidas e o que esperam ver retratado nelas;
b) Com as figuras em mãos, peça que observem cada uma delas e descrevam características e detalhes dos objetos, nomeiem e descrevam cada um deles e assinalem sua posição na paisagem. Peça que observem também as cores, formas e volumes dos objetos. Procure saber que sensações avisão de cada uma das paisagens sugere ou provoca no observador;
c) A seguir, solicite que comparem as duas imagens e estabeleçam as diferenças e semelhanças entre elas;
d) Depois, proponha que identifiquem quais elementos são de origem natural e quais foram criados pelos grupos humanos em cada uma delas. Essas informações deverão ser organizadas em um quadro com duas colunas e algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!