História e juros simples

Páginas: 3 (693 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
HISTÓRIA E JUROS SIMPLES (MATEMÁTICA FINANCEIRA)

Mausim

Por que essa chatice de juros simples e juros compostos? Por que foram inventar essas coisas tão complicadas? Algum matemático, sádico,na calada da noite inventou essa tortura de letras e números para apavorar os estudantes? Será uma invenção do torturador Torquemada? (Tomaz de Torquemada ("a Turrecremata", em latim))
Mas... Sabe quenão inventaram isto como algo para dificultar a vida das pessoas e nem é nada complicado? Pelo contrário, saiu de gente simples do comércio de esquina.
Se você quiser argumentar que M=c(1+i)^n não écoisa de gente da esquina, eu lhe digo que é sim. Ali naquela 'apavorante' fórmula só tem as quatro operações fundamentais e mais uma potenciação, que é uma multiplicação (uma das fundamentais)disfarçada.
Então, para entendê-la, basta você saber ler na língua portuguesa e saber fazer as quatro operações. O resto é História.
Veja bem, História, com agá maiúsculo, pois não é 'história' como umengodo, mas conhecimento popular acumulado e refinado. E aqui há um ponto muito importante: a História.
Então, vamos a ela. Mas começaremos pelos juros simples (ademais, juros compostos na verdade nemexistem; o que existe é juro simples repetido de forma especial (...)
Todos nós devemos procurar a história das coisas, pois o que nos chega hoje vem empacotado, disfarçado, uma verdadeiracaixa-preta, a qual, na nossa idéia, só pode ser aberta por mãos consagradas, os gênios.
Mas nada disso. Tudo que sabemos hoje, das coisas mais avançadas às mais simples, vêm dos primeiros pensamentossimples, do dia-a-dia, que vão sendo esquematizados ao longo do tempo para uso DAQUELES QUE SABEM SUA HISTÓRIA; SUA ORIGEM.
Não foi a Matemática que inventou a prática; foi o contrário disto.
Assim, paraentendermos bem os cálculos de porcentagem é necessário sabermos a história da coisa.
Não fique impaciente: não me deixe sozinho nessa narrativa. Vem comigo a cada passo, pois de cálculo você já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juros Simples e Juros Composto
  • Juros Simples e Juros Compostos
  • JUROS SIMPLES
  • juros simples
  • juros simples
  • Juros Simples
  • Juros simples e juros compostos
  • Juros simples e juros composto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!