História e cultura sobre mudanças da infância

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
HISTÓRIA E CULTURA SOBRE MUDANÇAS DA INFÂNCIA

Talita Fátima da Silva
Professora de Biologia na Escola Barão de Limeira

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo favorecer a aprendizagem de conhecimentos e competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, refletindo sobre o fundamento histórico-filosóficos da Educação Infantil - “Diversos rostos da infância” e suas respectivasformas de educação que nos retratam uma construção social que mudou ao longo da história de escritores como “Carlota Boto, 2001; Clarice Cohn, 2000; Gouvêa, 2006; Elizabeth Ferreira Linhares, 2008”.
Século XIX e XX em Portugal, período moderno, com mudanças da mentalidade e a forma da família se relacionar mantendo laços mais estreitos e sentimentos pelo ser infantil; Contribuição Xikrin,subgrupo Kayapó, de língua Jê, habitante do sudoeste do Pará, para discutir o modo como eles concebem a infância e o desenvolvimento infantil, assim como o aprendizado; Escolarizar para moralizar: discursos sobre a educabilidade da criança pobre (1820-1850); Escravos na roça, anjos na escola: tem por objetivo analisar os significados da infância e da escolarização para um grupo de ex-colonos dacafeicultura fluminenses atualmente assentados em Santo Inácio, região serrana do Rio de Janeiro, considerando o processo de mudança social por que passaram em sua trajetória recente; Protagonismo infantil: discutem-se as conceituações Infantis e as possibilidades de participação das crianças na sociedade, diante das práticas sociais relacionadas à institucionalização da infância e à separação entrecrianças e adultos.
E para entendimento dos fatos históricos indicações de filmes como: A "Pequena Miss Sunshine" e Lolita, complementação visual para entendimento e reflexão metodológicas e domínio conceitual das grandes linhas teóricas do pensamento educacional.

Palavras-chave: Fundamento histórico-filosófico, crianças na infância, aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo retrata astransformações na estrutura da família. Ainda hoje, porém, observamos algumas marcas deixadas pela suas origens.
Da cultura portuguesa, temos a solidariedade, o sentimento de sensível ligação afetiva, abnegação e desprendimento. Não é preciso fazer muito esforço para notar as diferenças culturais e a posição social do individuo num determinado momento histórico. O modo de ser do indivíduo e a suaestruturação na infância à vida adulta passam por várias transformações e fatores. Infâncias de classes sociais diversas, numa mesma idade, apresentam padrões de comportamento bastante diferentes.
Desigualdades e injustiças sociais refletem profundamente na infância. No mundo em que vivemos existem muitas culturas e etnias nas quais o desenvolvimento das crianças e jovens é completamente diferente e devemosconhecer e respeitar, pois a infância é um fato cultural por excelência.
[pic]

2. A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA SOB O ENFOQUE HISTÓRICO EM DIVERSOS CONTEXTOS

“Uma nova noção moral deveria distinguir a criança, ao menos, a criança escolar, e separá-la: a noção de criança bem-educada. Essa noção praticamente não existia no século XVI e formou-se no século XVII. Sabemos que se originou dasvisões reformadoras de uma elite de pensadores e moralistas que ocupavam funções eclesiásticas ou governamentais. A criança bem educada seria preservada das rudezas e da imoralidade, que se tornariam traços específicos das camadas populares e dos moleques”. (Boto, Carlota).

A própria acepção de modernidade trará com seu desdobramento a especificidade da instituição escolar uma nova funçãopedagógica, sem romper completamente com a tradição clerical.
O século XVIII, caminhando por vestígios desse modelo escolar já rascunhado, irá propor que o estado assuma a escola, mais relacionada à idéia de “educação”, nação, de cidadania e de identidade nacional. A função dessa escola era a de compensar as deficiências das crianças, sua miséria, sua pobreza, a negligência de suas famílias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre as principais concepções de infância e suas mudanças ao longo da história brasileira
  • A MUDANÇA DA CULTURA JURIDICA SOBRE DROGAS
  • Minha analise sobre a história de Sorocaba
  • Uma breve reflexão sobre a infância na história e na educação
  • Infância e cultura
  • cultura na infancia
  • Cultura da infância
  • cultura e mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!