História do terceiro setor

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
1. HISTÓRIA DO TERCEIRO SETOR

2.1. EVOLUÇÃO DO TERCEIRO SETOR

Não há como traçar o período exato em que as ações sociais começaram a ser realizadas por um grupo de pessoas em prol do próximo, porém há alguns registros históricos que nos situam no tempo. HUDSON (1999) ressalta que em períodos anteriores ao nascimento de cristo já se faziam presentes muitos dos valores hoje atribuídosao terceiro setor, tais como a caridade e a filantropia.
Para SALAMON (1997), a atividade voluntária organizada já existia na China da antiguidade e teria sido fortalecida e institucionalizada sob o Budismo desde o século VII. Porém, podemos dizer que tiveram início em Portugal por volta de 1498, devido às condições de vida degradadas e as ruas transformadas em antros de promiscuidade e doenças,por onde passava via pessoas pedindo ajuda. Pelo fato dos naufrágios e as batalhas originarem no aumento de viúvas e órfãos, com isso a Rainha D. Leonor, viúva de D. João II, resolveu instituir uma Irmandade de Invocação a Nossa Senhora da Misericórdia.
Vendo que esta Irmandade realizou as suas expectativas, foi criada em 1543, uma instituição no Brasil, conduzida por freiras e padres, com afinalidade de atender os desamparados e a todos os problemas que existiam, realizando trabalhos gerados pelo impulso solidário, nesta época foi constituída por Braz Cubas a primeira Santa Casa de Misericórdia, que era o exemplo expressivo da ação social das ordens religiosas predominantes, entre outros como Franciscanos, Carmelitas e Beneditos. Além disso, neste período o papel do Estado estava emdiscussão, tanto que em 1572, Elizabeth I determinou uma lei que dava as paróquias o poder de impor um “taxa de pobreza” destinada a ajudar na manutenção de instituições de caridade e dos locais de trabalho, que tinham como finalidade de subsidiar efetivamente a provisão caritativa com o dinheiro público.
Com isso, havendo a necessidade, solidários se uniram e formaram a cruz vermelha, para dar umaassistência aos feridos das guerras, este setor se expandiu tanto que por volta de 1914 na Alemanha, já existiam mais de 100 mil fundações, ainda que grande parte delas fosse com recursos reduzidos e de caráter local. Vendo como continuava a crescer este setor, Getúlio Vargas decide então em 28 de agosto de 1935, decretar a primeira lei brasileira, a Lei 91, determinando as regras pelas quais sãoas sociedades declaradas de utilidade pública e regulamentando a colaboração do Estado com as instituições filantrópicas.
Com a colaboração de um grupo de voluntários, a professora Dorina de Gouvêa Nowill e a Srª. Adelaide Reis Magalhães teve a iniciativa de fundar oficialmente em 11 de Março de 1946, a antiga Fundação para o Livro do Cego no Brasil. Sendo que as primeiras atividades da antigaFundação para o Livro do Cego no Brasil foram destinadas exclusivamente a suprir as necessidades de livros em Braille para estudantes e pessoas cegas. Essas atividades, que inicialmente tiveram o apoio da Cruz Vermelha Brasileira, eram realizadas por um Grupo de Voluntários que transcreviam os livros em Braille por processo manual. Essa foi a semente para a criação da Fundação.
Desde entãocomeçaram a surgir novas associações como a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, CVV - Centro de Valorização da Vida, ONGs – Organizações não Governamentais, Filantropias, Entidades Beneficentes, Empresas com Responsabilidade Social, entre outras, pelo mundo todo.

2.2. TERCEIRO SETOR NO BRASIL

O terceiro setor abriga uma enorme variedade de organizações intituladas “sem finslucrativos”, essa diversidade pode ser explicada, de acordo com o surgimento das entidades que compõem a data do período colonial. Elis Wayne Brown acrescenta algumas outras características da origem das organizações do terceiro setor, além das entidades já mencionadas acima: “As raízes do que hoje incorpora o conceito do terceiro setor encontram-se no assistencialismo, na filantropia, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terceiro setor
  • Terceiro setor
  • TERCEIRO SETOR
  • Terceiro Setor
  • Terceiro setor
  • Terceiro setor
  • Terceiro setor
  • Terceiro setor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!