História do serviço social na américa latina

HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA
Fundamentos da profissão

Nelita Pamplona Baptista
Fabiana Demetrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0017) –Fundamentos e História do Serviço Social
18/12/10

RESUMO

Desde o surgimento do Serviço Social, sua história tem sido alvo de muitos questionamentos, surgindo inúmeras versões a respeito de sualegitimidade. Muitas foram as influências políticas, sociais, religiosas e econômicas, que fizeram com que ocorressem transformações. Com a apresentação deste trabalho, pretendemos contribuirpositivamente e de forma clara e objetiva, para a compreensão da complexibilidade desse tema, suas etapas e evolução, que serão aqui analisadas segundo teorias científicas dos sociólogos Ander Egg e Barriex naobra literária de Manoel Manrique Castro, História do Serviço Social na América Latina.


Palavras-chave: Serviço Social. Questionamentos.Influências.

1 INTRODUÇÃO

1.1 ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA

Muitas são as versões e os textos sobre a origem do serviço social no continente latino-americano, em particular,sobre o começo de seu ensino superior. Os textos mais apreciados e difundidos partem de definições determinadas ou se remetem à idéia de um simples prolongamento do desenvolvimentos que a profissãoalcançará na Europa.

1.2 ORIGEM SEGUNDO ANDER EGG:

“…1925 pode ser considerado o “ano de nascimento” do Serviço Social profissional na América Latina, já que marca a criação da primeira escala daespecialidade num país latino-americano…”

1.3 ORIGEM SEGUNDO BARRIEX:

“ Em 1925 começa a funcionar em Santiago do Chile a primeira escala de Serviço Social… fundada pelo Dr. Alejandro Del’Rio. Ofato de que a primeira escala de Serviço Social da América Latina tenha sido criada por um médico é de fundamental importância …”
“ Na América Latina, o Serviço Social surge como subprofissão,...
tracking img