História do serviço social em itajuba mg

Páginas: 9 (2196 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
INTRUDUÇÃO

História do começo do Serviço Social em Itajubá, em 1985 começada com duas Assistentes Sociais, Filomena e Fátima, o trabalho se resumia em SOS, onde eram oferecidas as populações mais carentes cestas básicas, e tinha também um albergue para os moradores de rua. Quem repassava as verbas era a LBA, (Legião Brasileira de Assistência) na época era um departamento da secretaria dasaúde, pois as Assistentes Sociais trabalha junto com a saúde. Em setembro de 1983 passa a ser secretaria do bem estar social, nota-se que precisa de mais profissionais, e contrata três Psicóloga e Cinco Assistente Social. O município se divide em setores, onde cada um é atendido por uma profissional do Serviço Social, com isso surge, o trabalho com idoso e crianças, em 1989 a área social regride asecretaria do bem estar volta a ser departamento da secretaria da saúde, por motivo político.
1994 passam a ser Secretaria municipal de Assistência social, e luta pela promulgação das LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), desde então os cargos de secretario são de confiança do prefeito, em nossa cidade tem CRAS, casa da bolsa família, NUDEM, e conta com quatro Assistentes Sociais, que trabalhono município, sendo uma cedida para a defensoria publica.

NUDEM.
A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais tem, em Itajubá, um Núcleo Especializado nos Direitos da Mulher, o Nudem A Prefeitura é parceira no programa, custeando algumas das despesas para funcionamento do serviço.
A mulher em situação de violência é atendida pela Defensora Pública Dra. Jacqueline Carneiro Roque, que prestaas primeiras orientações. A assistente social, muitas vezes, acompanha este primeiro atendimento ou, em seguida, faz uma avaliação social. Após, a mulher é encaminhada para a Delegacia para registrar a ocorrência, atermar a Representação e submeter-se a exame de corpo de delito, se forem os casos. Com essas providências, retorna à Defensoria para o ajuizamento da Medida de Proteção necessária,seja para afastar o agressor da residência comum, seja para que o agressor mantenha determinada distância do local onde a vítima reside.
A parceria com a Prefeitura foi fundamental para o funcionamento do órgão..

CAPS:

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) O CAPS Bezerra de Menezes funciona no bairro Novo Horizonte e presta atendimento em várias especialidades na área de saúde mental., ahistória da psiquiatria e da fundação do CAPS e seu trabalho psicossocial, além das propostas multidisciplinares de trabalho oferecidas e suas 42 atividades terapêuticas.

GUADALUPE;
A Casa de Apoio Guadalupe, funciona no subsolo da Capela São José e oferecerá acolhida para os familiares dos internos da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá. Desta forma os familiares terão sala de estar, banheiros,água, televisão. E em futuro próximo terão refeição e dormitórios. Uma parceria para melhor servir os familiares, que terão sempre à disposição muita espiritualidade com as atividades missionárias na capela São José! Louvado seja Deus por mais este serviço de edificação de teu reino
Lar da previdência
Finalidade: além de abrigar velhos desamparados de ambos os sexos, faziam a distribuição semanalde auxílio às famílias pobres da cidade .
Em 1939, cria-se a primeira Diretoria:
Em 1968, por iniciativa da Irmã Ambrosina e com o apoio de Dr. Pedro Fonseca Paiva, inicia-se a construção do atual prédio do Lar da Providência. Obra concluída em 1974.
De 1940 a 2009, o Lar da Providência registra o atendimento de 1382 idosos, entre homens e mulheres.
Instituição de Longa Permanência MISSÃO:Prestar serviço de assistência bio-psico-social à pessoa idosa, priorizando pela excelência da qualidade e humanismo, fundamentados nos cuidados básicos, no respeito, dignidade, reconhecendo o direito à felicidadania.
Instituição de Longa Permanência
MISSÃO: Prestar serviço de assistência bio-psico-social à pessoa idosa, priorizando pela excelência da qualidade e humanismo, fundamentados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história do serviço social no brasil
  • Uma breve história do serviço social
  • historia do serviço social
  • Historia do serviço social
  • História do serviço social no brasil
  • História do Serviço Social
  • Historia do serviço social
  • Aprofundando a historia do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!