História do secador de cabelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Introdução página 3
• A criação e evolução do secador de cabelo página 4, 5, 6
• Constituição e funcionamento página 7
• Características gerais do secador de cabelopágina 8
• E na hora da compra? O que se deve ter em conta? A melhhor escolha de produto página 9, 10
• Manutenção do aparelho página 11
• Desigualdades entre homens e mulheres? página 12
• Conclusão página 13
• Bibliografiapágina 14
• Anexos página 15, 16




Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de Educação e Formação de Adultos de nível Secundário, na área de competência de Sociedade, Tecnologia e Ciência, no UFCD de Equipamentos e Sistemas com o tema de Equipamentos Domésticos. Nele, vamos falar de um electrodoméstico que escolhemos: o secador. Optamos pelo secador porque é umelectrodoméstico que utilizamos bastante e é muito útil.
O que pretendemos desenvolver neste trabalho é a identificação e compreensão das normas de boa utilização, assim como os utilizadores deste electrodoméstico e as desigualdades que ainda existem, nomeadamente entre homens e mulheres, na utilização do mesmo. Vai ser referido também o seu melhor modo de utilização para evitar danos, bem comoformas de melhorar a sua eficiência energética, tanto no modo de utilização como no momento da compra, optando pelo equipamento mais eficiente. Serão revelados conhecimentos elementares quanto aos princípios científicos no funcionamento do secador.
No desenvolvimento deste trabalho, vamos revelar como foi criado o secador e a sua evolução ao longo dos tempos, visando desta forma o seu ladosocial.
Com este trabalho pretendemos transmitir e adquirir conhecimentos acerca do electrodoméstico que escolhemos, contribuindo também para uma boa utilização, manutenção e eficiência não só do secador, como de todos os electrodomésticos.


Antes do aparecimento do secador de cabelo eléctrico várias técnicas pouco cómodas eram utilizadas, entre elas, secar o cabelo com o ferro de engomar eutilizar uns ferros cilíndricos, previamente aquecidos no fogão, para formar caracóis.
Sem a invenção do aspirador, primeiro, e do liquidificador, depois, jamais teria sido possível inventar o secador de cabelo. E como surgiu esta ideia de se secar o cabelo? A ideia de secar o cabelo por meio de uma corrente de ar surgiu logo após os primeiros anúncios do aspirador doméstico, na cidadenorte-americana de Racine.
Um dos primeiros anúncios desse aspirador, chamado "pneumatic cleaner", ou máquina de limpar por meio do ar, sugeriu ao inventor do secador a sua própria publicidade: observava-se uma senhora a secar o seu cabelo, com uma mangueira ligada ao aspirador. Ou seja, o mesmo aparelho podia servir para ambas as coisas, dizia-se naquele momento da história dos electrodomésticos em queimperava o conceito do multi-uso.
Com efeito, para quê desperdiçar o jorro de ar quente gerado pelo aspirador? O interessante de tudo aquilo era o facto de a ideia de utilizar o ar para secar o cabelo ter agradado ao público. A partir daí, já só faltava apenas criar um motor pequeno capaz de tornar o evento numa realidade. E foi assim que a criação do liquidificador veio solucionar o problema.Durante mais de dez anos, a empresa fabricante de motores da cidade de Racine, nos Estados Unidos da América, perseguiu a descoberta de um motor prático e eficaz para utilizar em electrodomésticos de pequeno formato. Uma vez conseguido isso, não foi muito difícil aplicá-lo ao secador, combinando-o com a descarga de ar quente procedente do aspirador. Foi assim que nasceu o conhecido secador de...
tracking img