História do pensamento contábil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Pensamento Contábil - HPC
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organizaçãoda agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris),denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
As mais antigas manifestações do pensamento contábil são as contas primitivas, ou seja, as que identificam os objetos (geralmente por figuras) e a quantidade desses mesmos objetos (geralmente identificado por riscos ou sulcos) como meios patrimoniais.
Antes, pois, que ohomem soubesse escrever e calcular estas manifestações já ocorriam. Algumas têm sido confundidas com manifestações artísticas, embora para historiadores famosos, como Melis, e arqueólogos consagrados como Figuier, não tenham deixado dúvidas quanto a sua natureza contábil.
Muitos foram os elementos arqueológicos encontrados em grutas e em rochas, no Brasil, em Portugal, na frança e em outros países.Admite-se, pois, que há cerca de 20.000 anos, o homem já registrava os fatos da riqueza em contas de forma primitiva. O homem primitivo buscava, assim, memorizar aquilo que dispunha e que não precisava mais buscar na natureza porque armazenava.
Calcula-se, pois, que a história da contabilidade deve iniciar-se a partir de cerca de 20.000 anos atrás ou até mais, segundo Mais, nas eraspré-líticas. Argumenta o mestre que desde que a célula social nasceu, como família, mesmo nas sociedades mais rudimentares, nasceu também a necessidade de conhecer a evolução dos meios patrimoniais de que aquela dispunha, para atingir suas finalidades.
Sabemos que a existência do homem sobre a terra conta-se por milhões de anos e que a preservação da espécie passou sempre por organização familiar e isto nosdeixa imensas interrogações sobre como teriam ocorrido as considerações dos seres com relação à riqueza, primitiva, mas não podemos duvidar de que as sociedades primeiras encontram problemas no controle dos haveres.
O mais antigo documento dessa época que se conhece parece ser o que nos apresenta Figuier. Foi encontrado na gruta de D’aurignac no departamento de Haute Garone, na frança, é umalâmina de osso de renda, contendo sulcos que indicam quantidades.
Sabemos que nos domínios da arqueologia grandes são as dificuldades de interpretação e de atribuição de exata finalidade de alguns objetos encontrados, dada a precariedade de provas e de bases, mas é inquestionável pela comparação desses elementos que se trata, no caso que comentamos, de peças contábeis.
A era neolítica e seusprogressos
Da era neolítica, mais recente, também muito material foi colhido e estudado, mostrando como aos poucos o ser humano levou as inscrições para o campo de uma pré-racionalização, disciplinando os registros e até já os identificando como os proprietários dos bens.
Tal época, já contando com produção artesanais com um estágio melhor de divisão do trabalho, com mais definida forma deorganização social, inquestionavelmente, por seu caráter mais evoluído, também, em decorrência, incluiu sobre o progresso e a qualidade dos registros contábeis.
Mesopotâmia: evolução social e evolução da escrita contábil.
Tudo indica que foram os desenvolvimentos das sociedades apoiados nos dos estados, dos poderes religiosos e de suas riquezas, somados aos das artes de escrever e contar, que...
tracking img