História do muaythai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do muaythai
A origem do muaythai está relacionada com a migração do povo que vivia na província chinesa de Yunnam, localizada às margens do rio Yang Tsé. De acordo com o relato dos próprios tailandeses, várias gerações partiram dessa província para o local onde hoje localiza-se a Tailândia, em busca de terras férteis para a agricultura.

Porém, durante o trajeto os tailandeses eramconstantemente atacados por bandidos e animais, além de contraírem diversas doenças. Com o intuito de se proteger e manter o corpo e a mente em forma, eles criaram um método de luta que, inicialmente, foi chamado de “chupasart”
Apesar de ser um método de defesa eficaz, o chupasart utilizava diversas armas como facas, machados, lanças, entre outros, o que acabava causando diversos ferimentos aospraticantes até mesmo durante os treinamentos. Em função disso, os tailandeses resolveram aprimorar o seu método de defesa e passaram a treinar sem armas. O novo método utilizava golpes com as palmas das mãos e pontas dos dedos. Pouco a pouco as técnicas foram evoluindo e chegaram cada vez mais perto do muaythai praticado atualmente.
Certamente o muaythai não teria alcançado tamanha popularidadena Tailândia se ele não contasse com o apoio da realeza. O rei “Tigre”, como era conhecido na época, foi um dos maiores lutadores de muaythai da história da Tailândia e durante o seu reinado o treinamento de muaythai era ensinado nas escolas, além de ser obrigatório na preparação dos soldados.

Até 1920 os lutadores de muaythai não utilizavam proteção alguma, com exceção de tiras de algodão, decânhamo ou ainda crina de cavalo que eles enrolavam nas mãos. Naquela época, não havia qualquer divisão de peso e round e a luta só acabava quando um dos lutadores era nocauteado ou morria mesmo.
Percebeu-se, porém, que era o grande o número de lutadores que morriam ou que ficavam seriamente feridos. Para minimizar o sofrimento dos lutadores, foram incorporadas algumas regras do boxe inglês, comoa divisão de categorias por peso, o uso de luvas e a presença de um árbitro.

No Brasil

O muaythai chegou ao Brasil em 1979 e foi apresentado pelo Grão Mestre Nelio Naja. No ano seguinte foi fundada a primeira associação de muaythai do Brasil e, em 1981, disputou-se o primeiro campeonato interestadual, entre o Rio de Janeiro e o Paraná. 

Em 1987, o Grão Mestre Luis Alves fundou a primeirafederação de muaythai no Brasil – a Federação Carioca de Muay Thai. Foi Luis Alves também quem fundou, em 1994, a Confederação Brasileira de Muay Thai. Entre os anos de 1994 e 1999 o muaythai passou por maus bocados, muito em função da enorme propagação do MMA - Mixed Martial Arts por aqui. A partir de 99, porém, os praticantes de jiu-jitsu e MMA, renderam-se às técnicas do muaythai e passaram atreinar a arte como forma de melhorar os seus condicionamentos para as competições.
Em 2003 foi realizado o primeiro grande evento envolvendo lutas de muaythai. O Knock MMA, organizado pelo mestre Artur Mariano, promoveu quatro lutas de muaythai e seis de MMA. A partir de então, vários eventos de muaythai passaram a ser realizados.

Regras Do Muay Thai
Regras da Confederação Brasileira deMuay Thai 2009

Classes A, B, C e D

Classe A: a partir de 10 lutas, 3 rounds de 3 minutos ( luvas)
Classe B :De 7 a 9 lutas, 3 rounds de 2 minutos ( luvas e capacete)
Classe C: de 4 a 6 lutas, 3 rounds de 1:30 minutos ( luvas, caneleira e capacete)
Classe D: de 0 a 3 lutas, 3 rounds de 1:30 minutos ( luvas, caneleira e capacete)

Classe para menores de idade: Infantil, Juvenil e JuniorClasse Infantil: 12 a 13 anos , 2 rounds de 1 minutos ( luvas, caneleira e capacete)
Classe Juvenil: 14 a 15 anos , 3 rounds de 1 minutos ( luvas, caneleira e capacete)
Classe Junior: 16 a 17 anos , 3 rounds de 1:30 minutos ( luvas, caneleira e capacete)

Obs 1: Para disputa de cinturão Brasileiro de Muay Thai será exigido o mínimo de duas participações nas etapas da CBMT, totalizando três...
tracking img