História do ensino superior e o

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A história do ensino superior no mundo e no Brasil é bem distinta, pelo menos é o que se tem verificado, segundo algumas pesquisas o início dos cursos superiores no mundo, iniciou-se na África, e não na Europa como muitos pensam. Chegou ao Brasil somente com a vinda da coroa portuguesa por aqui, dentre os cursos do ensino superior, temos também os cursos à distância e dentre esses, o deTecnólogo em Processos Gerenciais, que na maioria das universidades é oferecido na modalidade de ensino à distância. O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Processos Gerenciais é bem amplo: Cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo. Ainda existe a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA econseguem emprego em Administração.



Palavras-chave: Tecnólogo em Processos Gerenciais. Ensino Superior. Mercado de Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

A história do ensino superior é mais antiga do que muitos imaginam podemos verificar isso com a história da primeira universidade no mundo aUniversidade Al-Azhar, no Cairo data de 998 que tinha a finalidade de instruir os estudantes da mesquita, no Brasil a universidade chegou bem mais tarde, visto que a primeira escola com curso de graduação, só foi fundada em 1808, na Bahia e no Rio de Janeiro no mesmo ano. O ensino superior à distância, só chegou ao Brasil no século XX e dentre os cursos oferecidos nesta modalidade esta o de Tecnólogoem Processos Gerenciais, o mercado de trabalho, para os que se formam neste curso, no Brasil, está crescendo junto com a economia. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários, e as empresas familiares se profissionalizando e buscando candidatos com boa formação, para fazer parte de seus quadros. "Empresas que tradicionalmente contratavam apenas profissionais de áreas técnicas,como Engenharia e Química, por exemplo, começam a perceber a necessidade de preencher cargos administrativos e de negócios, como compras, logística e marketing, com os formados na área e dotados de visão estratégica", afirma Marcos Amatucci, diretor nacional dos cursos de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.

2 HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIORComo iniciaremos falando um pouco da história do ensino superior no mundo, chegamos a um contexto que intriga muita gente, pois ainda hoje, muitos estudiosos não entraram em consenso sobre o assunto, alguns afirmam que a primeira universidade foi fundada na Europa, outros afirmam que o ensino superior só teve início no século IV, na época o ensino superior tinha conceitos diferentes dos diasatuais, então vamos começar falando da primeira universidade que se tem noticias a Universidade Al-Azhar, no Cairo. de acordo com (LEVISCHI, Beatriz.2008)

Esse é um tema que ainda gera muita controvérsia entre os estudiosos. Na concepção moderna, a universidade surgiu na Idade Média e na Europa, o que classifica a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088, como a mais antiga domundo. Mas, ampliando a visão de mundo e considerando a cultura oriental, a Universidade Al-Azhar, no Cairo, ganha o título. Ela foi criada em 998 a pedido do vizir Yaqub para que o califa Aziz ministrasse instrução e alimentação a 36 estudantes da mesquita. Focada na Teologia e visando resolver os problemas entre a fé e a ciência, a instituição cresceu e atraiu mestres e alunos de todo o mundomuçulmano. De acordo com (LEVISCHI, Beatriz. 2008).

Já que estamos falando na história da universidade no mundo podemos citar também a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088 que segundo alguns historiadores essa é a mais antiga, mas não é o que se vê segundo algumas pesquisas chegamos a Universidade Al-Azhar que data de 998 só mais tarde em meados do século XIX que foi fundada a...
tracking img