História do ensino superior no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL DO SÉC. XIX AOS DIAS ATUAIS
Nos dias atuais muito se discute a cerca da quantidade e qualidade de cursos de nível superior no Brasil. Entretanto - no Brasil - até finaldo séc. XIX existiam apenas 24 estabelecimentos de ensino superior, com cerca de 10.000 estudantes.
O início do ensino superior no Brasil deu-se em 1808 com a chegada da família real portuguesa aopaís. Contudo, a iniciativa privada e a "expansão" do ensino superior somente aconteceram muito tempo depois com a Constituição da República de 1891 que descentralizou a oferta de ensino superior,permitindo que os governos estaduais e a iniciativa privada criassem seus próprios estabelecimentos.
No ano de 1933 as primeiras estatísticas sobre a educação contavam com 64,4% de instituições nainiciativa privada, sendo que tal fato praticamente não se alterou até meados de 1960. A demanda não absorvida pelo estado abriu espaço à iniciativa privada.
Em três décadas e meia - ou seja, de 1660 ate osdias atuais - o ensino superior brasileiro contou com significativas mudanças tanto no funcionamento quanto em sua configuração, tais como, titulação dos docentes, institucionalização da pesquisa e daprodução intelectual, qualidade da formação oferecida, diversidade de oferta de cursos, dentre outros.
Na década de 1990 através de um estudo a proporção de estudantes oriundos de famílias comrenda acima de 10 salários mínimos ultrapassava os 60% tanto no setor público quanto no privado -, observou-se que o acesso ao ensino superior é maior entre a classe social mais elevada o que vai aodesencontro da "crença" de que os menos favorecidos é que freqüentam o ensino privado. Tal fato se dá ao contrário do que se imagina não por falta de vagas. O que ocorre é uma deficiência no ensinofundamental e ainda problemas sociais.
Vivemos, hoje, a era da rápida informação. Os mecanismos de acesso estão cada vez mais rápidos. A dinâmica e a velocidade cada vez maior das mudanças sociais,...
tracking img