História do dinheiro no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nos primeiros parágrafos deste trabalho, procuramos de uma forma direta resumir a história do dinheiro no geral, desde seu surgimento nas práticas de escambo, quando os homens não tinham descoberto o metal, tão pouco tinham conhecimento das cédulas de papel que conhecemos hoje.
Aprofundamo-nos um pouco mais sobre surgimento do dinheiro no Brasil, nos deparamos com o interessante elongo processo de evolução da nossa moeda, até chegarmos até os dias atuais onde é empregado até a tecnologia na emissão das cédulas. A moeda tem um significado mais além do que simplesmente um produto de troca para se adquirir um bem. Nelas estão contidos fatos históricos retratados através das figuras existentes em cada cédula, possibilitando a compreensão da sociedade, cultura, política,ideologia, a crença do povo que lhe é contemporâneo.

O surgimento do dinheiro
No início não existiam moedas tais como temos, essas são resultados de uma longa evolução. Antigamente praticava-se o Escambo, a troca de mercadoria por mercadoria (por exemplo: sal, boi). Algumas mercadorias passaram a ser mais procuradas pela sua utilidade, assumindo o papel de moeda. Eram as moedas-mercadorias.
Com opassar do tempo as mercadorias não eram tão viáveis para as transações comerciais, isso se deve a questão da oscilação do seu valor, não serem fracionáveis, e perecíveis impossibilitando o acúmulo de riqueza.
Com a descoberta do metal, o homem passa a dar valor a este material pelas vantagens que ele oferecia como sua divisibilidade, entesouramento, fácil transporte e beleza. No início eramtrocados das mais diversas formas: Em sua forma pura, em barras e através de objetos como anéis, braceletes e etc.
No século VII A.C, surgem moedas com as características das atuais: pequenas peças de metal com peso e valor definido, e com a impressão de cunho oficial, a assinatura de quem as emitiu.
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas foram o ouro e prata. O emprego destesmetais não estavam apenas relacionados a sua beleza, raridade, imunidade a corrosão e valor econômico, mas também a religião. Durante muitos séculos os países cunharam suas moedas de valores mais altos usando o ouro, e para as de valores inferiores cunhavam o cobre.
Com o surgimento do papel-moeda, a cunhagem do metal se restringiu a valores inferiores, necessários para troco. Com essa nova função,a durabilidade passa ser a qualidade mais necessária à moeda. Surgem assim as ligas modernas produzidas para suportar a alta rotatividade do numerário de troco.
Na Idade Média tinha-se o costume de guardar valores com os ourives. Estes emitiam recibos como garantia. Com o passar do tempo os recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos. A circulação de mão em mão deu origem a moedade papel.

A história do dinheiro no Brasil
O primeiro tipo de dinheiro a circular no Brasil foi a moeda mercadoria (escambo), que, nada mais é do que a troca de mercadorias. Naquela época, as pessoas trocavam suas produções por mercadorias que necessitavam. Como por exemplo, se um agricultor cultiva alfaces, esta é a mercadoria que ele possui, é sua mercadoria. Se ele quiser outra mercadoria,como uma galinha, ele negociará com o criador de galinhas e os dois estabelecem um acordo entre si, e no final, o agricultor entregará uma quantidade de alfaces negociada, para que assim ele possa obter a mercadoria que ele desejava: a galinha.
Foi somente a partir de 1500, com a colonização portuguesa, que as primeiras moedas metálicas entraram em circulação no país, já que eram o pagamentopara a cana-de-açúcar produzida aqui. As moedas eram feitas de ouro, prata e cobre, chamadas de real, o dinheiro português da época, mas que foi criada na Espanha.
O Brasil na segunda fase do período colonial chegou a ser o maior produtor de metal do mundo, responsável por 59% da produção mundial. Mas, no século XVII a falta de moeda no Brasil comprometia o funcionamento da economia. Esse fato...
tracking img