História do Cristianismo no Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO NO BRASIL








ANO 2013



NTRODUÇÃO

Ao se fazer um panorama histórico do cristianismo no Brasil, percebe-se que tanto o catolicismo quanto o protestantismo tiveram fases diversas na sua evolução territorial e de adeptos. Com o desenrolar da cultura, veio as transformações que influenciaram as pessoas, estas influenciaram outras, e assim, sem perceber aigreja estará dissolvendo pensamentos.
Algumas tradições são conservadas até os dias de hoje, porém, algumas, se transformaram devida a ação do homem e seus interesses. Conclui-se então que, o que temos do cristianismo hoje, não é puro. A cultura é dinâmica e sofre influência dos tempos. A cultura brasileira tem uma história registrada a partir do século XV, porém, sabe-se que há anos, povosindígenas povoavam a região brasileira. Da mesma forma, a religião sofreu mudanças e influencias culturais, desde os jesuítas até os neopentecostais. Do esforço católico para batizar índios e negros ao esforço protestante para anunciar a salvação a todas as pessoas, se constrói a história do cristianismo no Brasil.











A ação missionária dos católicos a partir da COLONIZAÇÃOQuando os europeus chegaram ao Brasil trouxeram consigo um catolicismo muito presente em Portugal. Embora tenha recebido influencias do Islamismo (norte da África), a religião da Península Ibérica se manteve tradicional no catolicismo. Quando os jesuítas trouxeram o catolicismo para o Brasil, trouxeram também as influencias de religiões norte-africanas. A primeira leva de jesuítas foi com opadre Manoel da Nóbrega em 1541. Ele teve estratégias para o ensino catequético, uma das estratégias foi o aldeamento, onde ele uniu crianças indígenas com crianças europeias, para que fosse realizada a influencia do ensino católico.
Naquela época estudar era privilégio do clero. A Igreja e a Universidade eram juntas, e a capacidade intelectual dos jesuítas era admirável. As filosofias da teologiamedieval era estudado nas Universidades, onde os oficiais católicos tinham livre acesso. Por conta dessa parcialidade, muitos homens desejavam seguir o sacerdócio de padre somente para ter acesso à Universidade, mas nem todos seguiam essa missão.
Com o avanço do ensino religioso as tribos foram se adaptando aos europeus, e os europeus foram se familiarizando com os índios. A catequese jesuíticateve que se adaptar a cultura indígena. Cabe reforçar que carregamos uma forte influencia dos indígenas e escravos na religiosidade do Brasil. O padre Anchieta teve um papel fundamental na transmissão da catequese aos indígenas. Ele estudou a língua Tupi e foi o primeiro a traduzir a Bíblia para a mesma, criando também, a gramática Tupi.
Os jesuítas foram descobrindo com o tempo que os indígenaseram politeístas, e na tentativa de expor um Deus monoteísta, os jesuítas começaram a trabalhar dentro da cultura indígena. Eles usavam do que era conhecido para ensinar o desconhecido. Usaram o medo que eles tinham do trovão, pois era o deus deles, o deus Thor, para ensinar do Deus verdadeiro, ou Deus único. De início os bispos tentaram colocar sua cultura de forma violenta, e com isso muitosíndios foram mortos. Os índios se convertiam por causa da violência.
Os bispos eram considerados como a voz de Deus, e constantemente abençoava as expedições marítimas e armadas dos europeus. Assim foi com Pedro Àlvares Cabral e outros. A partir dessa autoridade os padres se tornaram pessoas com muitos privilégios e autoridade na sociedade em que vive. Esse período se encerrou com a autoproclamação deCristovam Colombo como Imperador, ele fez novas leis e colocou em prática novas ideias.
Com os escândalos cometidos pelos padres, a sociedade começou a ficar mais interessada na catequese, até mesmo para conferir os ensinamentos dos sacerdotes.
A cisão ocorrida dentro do catolicismo, no século XVI, não visava a princípio, a criação de uma nova igreja. A Reforma - o mais importante de uma...
tracking img