História do corpo de bombeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS

A importância do estudo da história:
A história expressa um olhar sobre o nosso passado. Através dela compreendemos a realidade de outros tempos e assim entender nossa realidade.
O Corpo de Bombeiros ao longo da história
As primeiras organizações contra incêndios surgiram pela necessidade de se evitar possíveis incêndios e perdas materiais e humanasinsuperáveis. Em um passado bem próximo, extinguir as chamas de um incêndio de grandes proporções era uma missão difícil, devido aos precários recursos de prevenção e combate a incêndios existentes na época, e então o investimento em prevenção tornou-se a melhor solução e o caminha a ser seguido para combater o fogo, salvando vidas e patrimônios.
Origem da palavra bombeiro
O combate a incêndio era muitorústico, efetuado ainda com baldes de água, areia, etc. A prevenção era feita apenas pela vigilância objetiva de funcionários públicos e por particulares (que era conhecidos como vigias) nos prédios públicos e residências particulares de forma geral. O matemático e engenheiro Ctesíbio criou uma bomba de combate a incêndio e os vigias que operavam com essas bombas ficaram conhecidos comobombeiros. Com o passar do tempo as bombas foram aperfeiçoadas e os serviços de bombeiro foram sendo disseminados pelo mundo inteiro.
Histórico mundial do corpo de bombeiros
Uma das primeiras organizações de combate ao fogo de que se tem notícia foi criada na antiga Roma. Augusto, que se tornou Imperador em 27 A.C., formou um grupo de "vigiles". Esses "vigiles" patrulhavam as ruas para impedir incêndiosNeste período da história, o fogo era um problema de difícil resolução para os ¨vigílias¨ que contavam com métodos insuficientes para a extinção das chamas.
os bombeiros surgiram por necessidade, quase sempre depois de um grande incêndio, e foi assim, que surgiu o primeiro bombeiro, segundo registros históricos, quando a capital do império Romano, foi devastada por um grande incêndio no ano 22a.C., e por esta razão, o Imperador César Augusto, preocupado por este acontecimento, decidiu na criação do que se pode considerar como o primeiro corpo de Bombeiros, cujos integrantes se chamavam “vigiles”, responsáveis pela segurança de Roma. Este, é o primeiro corpo organizado que se conhece na historia, dedicado exclusivamente a função de bombeiro.
Em caso de incêndio era dado alarme atravésdos sinos das Igrejas e os moradores de cada casa passavam então a organizarem-se em grandes filas, desde o manancial mais próximo até o sinistro, passando as latas de mão em mão. Aqueles que não ajudavam eram sancionados com multas de até U$ 10,00 pelo chefe dos bombeiros.
Com falta de organização e disciplina dos bombeiros ¨voluntários¨, bem como a resistência à tecnologia que despontava com aintrodução de bombas com motor a vapor, ocasionou a organização dos departamentos profissionais contra incêndio tendo-se registro que em 1º de Abril de 1853 em Cinccinati, Ohio, entrou em serviço uma organização profissional de bombeiros com bombas a vapor em veículos tracionados por cavalos. Anos mais tarde, também Nova York substituía os bombeiros voluntários pelos profissionais que utilizavamestas bombas. As primeiras escolas de bombeiro surgiram em 1889, Boston e em 1914, Nova York para transformação dos quadros profissionais de maiores e menores graduações.
História do Corpo de Bombeiros no Brasil
O badalar dos sinos anunciava que estava acontecendo um incêndio. Homens, mulheres e crianças saíam de suas casas, ou de onde estivessem, e corriam do local onde o fogo destruía algo.Todos juntos, faziam uma enorme fila e do poço de água mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até que eles chegassem ao local que estava em chamas. Isto acontecia no Brasil até 1856, quando não havia homens especializados e contratados pelos Estados para o cargo de apagar incêndios. Não havia o Corpo de Bombeiros. Em 1856, mais exatamente, no dia 02 de Julho de 1856, o Imperador Dom...
tracking img