História de arapiraca: sua origem até os dias atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DE ARAPIRACA: SUA ORIGEM ATÉ OS DIAS ATUAIS
*Renata Kelle Lourenço S. dos Santos

RESUMO
Este artigo abordará a história do município de Arapiraca expondo sua história desde a origem de seu nome até meados dos dias atuais. Arapiraca é um município localizado no estado brasileiro de Alagoas. Principal cidade do Agreste Alagoano, com aproximadamente 210.521 habitantes, é atualmente asegunda cidade mais populosa do estado, posicionando-se logo depois de sua capital, Maceió, da qual se distancia 123 quilômetros. Ficou conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser o maior produtor de tabaco do país. Arapiraca é um termo indígena que significa "ramo que o periquito visita" (Ara-periquito; poya-visitar; aca-ramo).
Palavras chaves: história, município, origem.ABSTRACT
This article will address the history of the city of Arapiraca exposing its history since the origin of his name until the mid-day. Arapiraca is a municipality located in Brazilian state of Alagoas. Main city of the Wasteland Alagoas, with approximately 210,000 inhabitants, is currently the second most populous city in the state, positioning itself just after its capital, Maceio, which is 123km away. Was known in 70 years, as the "Capital of Smoke" as the largest tobacco producer in the country. Arapiraca is an indigenous term meaning "branch visit that the parakeet (Ara-parakeet, Poya-visit; Aca-branch).
Keywords: history, city, source.

* Graduanda do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEL. E-mail: Renata.kls@hotmail.com

INTRODUÇÃO
Omunicípio de ARAPIRACA, localizado no centro do Estado de Alagoas, na região do agreste, foi fundado em 1848, por Manoel André Correia dos Santos, um alagoano de Anadia, nascido em 1815 e falecido aos 75 anos de idade
Tendo Manoel André Correia dos Santos se casado com Maria da Silva Valente, filha do Capitão Amaro da Silva Valente, foi morar em Cacimbinhas com a família do sogro, mas sendoacostumado ao clima da mata, Manoel André não se ajustou ao modo de vida do sertão, precisara de um local favorável aos seus trabalhos agrícolas. Seu sogro autorizou-o a procurar uma propriedade, Manoel André encontrou com Capitão José Joaquim do Cangandu uma légua quadrada de terra para vender, informou para seu sogro Capitão Amaro, e este por sua vez pagou o terreno e autorizou Manoel André a tomar possena terra.
Era o ano de 1848 quando Manoel André construiu sua casa no chamado espigão do Cangandu, por não haver casas perto sua hospedaria durante a construção foi uma frondosa árvore de Arapiraca , por esta razão ele deu ao lugar o nome de Arapiraca. Aos poucos foram chegando mais herdeiros tomar posse de suas partes, os que não quiseram vir morar em Arapiraca venderam suas partes paraamigos interessados. Os que foram chegando construíram suas casas no meio de suas partes ficando assim todos morando distante uns dos outros e ao mesmo tempo dando origem aos povoados Cacimbas, Baixão, Canafístula, Caetitus e outros, e assim a Arapiraca de Manoel André ficava no centro.
Em 1855, a esposa de Manoel André faleceu e, em sua homenagem e a pedido de sua sogra Isabel da RochaPires, em 1864 ele construiu sobre sua sepultura a capela de Nossa Senhora do Bom Conselho. Após a construção da Capela os que iam se casando se esforçavam para morar perto da Igreja e assim o povoado de Arapiraca foi chamada de terra de Manoel André e de Nossa Senhora do Bom Conselho.
DESENVOLVIMENTO DE ARAPIRACA ATÉ OS DIAS ATUAIS
O povoado progrediu e seu desenvolvimento justificou a elevaçãoà vila em 1924. Em 1938, através de decreto, tornou-se município. A cidade se transformou em comarca, desvinculando-se de Anadia, em 1949. Em 30 de maio de 1924, por força de lei a emancipação de Arapiraca foi sancionada pelo então Governador do Estado José Fernandes Lima.
Administração
O novo município alagoano passou a ser administrado por uma Junta Governativa presidida pelo senhor...
tracking img